Para promover inclusão, BO ganha campo para Pessoa Com Deficiência


Para promover a inclusão social e o reconhecimento dos direitos das PCDs (Pessoas Com Deficiência), o NIC (Núcleo Institucional da Cidadania da Polícia Civil), a partir do projeto ‘Servir e Proteger Inclusivo’, junto à Sejusp (Justiça, Segurança Pública e Cidadania), realizou uma mudança no registro dos boletins de ocorrência. A partir de agora, o sistema Sigo conta com um campo para especificar deficiências.

Sigo ganha nova funcionalidade que vai ajudar a compilar dados estatísticos de pessoas com deficiência em ocorrências policiais.

Sejam elas visíveis ou não, a alteração visa atender de maneira mais completa a população. Segundo a coordenadora e delegada do NIC, Maíra Pacheco, a alteração passou a ser analisada após a sociedade civil e as entidades governamentais trazerem demandas do grupo frente ao Sigo.  

“Concluiu-se que o sistema necessitava de alterações e da inserção de terminologias mais atuais e corretas para a abordagem e o atendimento das pessoas com deficiência, a fim de erradicar práticas discriminatórias e promover a construção de uma verdadeira sociedade inclusiva”, avaliou.

  1. Detran-MS convoca candidatos PcD para 1ª habilitação

  2. Pessoas com Deficiência têm vagas de emprego exclusivas

  3. TRE-MS terá dia para atendimento específico de pessoas com deficiência

O sistema com as alterações já implementadas oferece, no cadastro de indivíduos, uma funcionalidade própria que gera uma lista das mais diversas deficiências, o que para Maíra Pacheco, significa “um verdadeiro instrumento de ampliação do acolhimento e do respeito à cidadania na atuação da polícia judiciária”, reforçou. 

Compilar dados é ajudar a cidadania

Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos, a alteração significa cidadania, inclusão e atendimento humanizado. Afinal, com a mudança será possível ter dados e análises mais concretas que vão embasar políticas públicas para a população.“Para nós, pessoas com deficiência, este momento é muito importante, porque conseguimos identificar onde essas pessoas estão e o que está acontecendo com elas. É mais uma ação de um governo inclusivo, que garante cidadania para todas as pessoas”.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Trump escolhe ex-assessora Brooke Rollins para secretária de Agricultura

O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump nomeou a ex-assessora política, Brooke Rollins, como…

Casal é encontrado morto, amarrado e com sinais de violência em SC

Um casal foi encontrado morto na tarde deste sábado (23) em Itajaí, litoral de Santa…

Ataques de Israel em Gaza mataram ao menos 120 pessoas nas últimas 48 horas, diz autoridade

Ataques israelenses na Faixa de Gaza mataram pelo menos 120 pessoas nas últimas 48 horas…