Com o Enem se aproximando, a ansiedade de muitos candidatos aumenta. Para ajudar a lidar com essa tensão e se preparar da melhor forma possível, o Primeira Página reuniu dicas essenciais para manter o equilíbrio emocional antes e durante o exame.
É importante lembrar que sentir ansiedade antes de um evento significativo como o Enem é normal. O psicólogo e psicoterapeuta Leonardo Rodrigues explica que a ansiedade é um mecanismo de defesa natural, presente em situações de grande importância ou perigo.
“No caso do Enem, trata-se de um momento decisivo para o futuro das pessoas, então entender que esse sentimento é normal já ajuda a lidar com ele. O Brasil é o país que mais consome ansiolíticos no mundo, o que mostra que estamos medicalizando algo que é uma reação humana natural: o nervosismo diante de algo importante,” destaca Rodrigues.
-
8 temas que podem cair na redação do Enem
-
Enem 2024: divulgado local de provas; consulte aqui
Contudo, o psicólogo alerta para a necessidade de diferenciar a ansiedade comum daquela que causa prejuízos, como ataques de pânico.
Quando a ansiedade é persistente, ocorre diariamente por meses e gera sofrimento intenso, o ideal é buscar atendimento profissional.
“Se a ansiedade impede a pessoa de estudar ou realizar a prova, é hora de procurar ajuda. Mas, em casos leves, é normal e possível lidar com ela”, afirma.
Dicas para os dias antes de Enem
1. Descanse!
Uma mente descansada é fundamental. Se você estudou ao longo do ano, os dias que antecedem a prova devem ser para repouso.
“Nosso cérebro precisa de descanso para funcionar bem, então durma ao menos oito horas nas duas noites anteriores ao exame,” aconselha Rodrigues.
2. Relaxe!
Reserve tempo para o lazer e atividades que tragam bem-estar. Passeios ao ar livre, momentos com amigos ou assistir a uma série ajudam a aliviar a pressão.
“Relaxar é muito importante, assistir série, ler um livro, sair com os amigos, ir para o parque. O processo de aprendizagem envolve também descanso”.
3. Converse!
Se a ansiedade estiver intensa, conversar com alguém pode aliviar. Compartilhar suas preocupações com amigos, familiares ou professores ajuda a manter uma visão equilibrada.
“Conversar é importante para perceber que você não está sozinho e para elaborar melhor esses sentimentos,” sugere Rodrigues.
4. Mantenha uma alimentação saudável
A alimentação influencia diretamente no bem-estar emocional. Prefira alimentos ricos em fibras, ômega 3 e triptofano, que ajudam a manter a calma.
Evite açúcar e farinhas refinadas, que podem aumentar a ansiedade. Chás de camomila e maracujá também são boas opções para relaxar.
Durante a prova
Se o nervosismo aparecer no momento da prova, exercícios de respiração e técnicas de atenção plena podem ajudar a relaxar. Visualize um lugar tranquilo e concentre-se na respiração para manter a calma.
Caso encontre uma questão difícil, não insista em resolvê-la de imediato. Avance para as próximas e volte a ela mais tarde, como sugere o psicólogo.
Está preparado para o Enem? Lembre-se, a ansiedade é natural, mas em casos mais intensos, procure ajuda profissional. Boa prova e cuide da sua saúde mental!