Nas ondas do rádio, mídia atinge mais de 380 mil pessoas em Cuiabá


De acordo com estudo da Kantar IBOPE Media, o maior instituto de pesquisa de mídia da América Latina, o rádio atinge mais de 380 mil pessoas todos os dias em Cuiabá.

Rádio é uma das mídias mais usadas pelos cuiabanos. (Foto: Weslen Ortiz)

Esses são os dados da Pesquisa Especial de Audiência de Rádio, divulgado em outubro. Nesse mesmo mês, também foi divulgado o relatório Inside Audio 2024, pela mesma empresa, que trouxe dados nacionais sobre o consumo de Áudio em suas mais diversas formas, como rádio e podcasts.

Com os dados dessas duas divulgações, surgem questões estratégicas sobre o papel dessa mídia. Será que o rádio continua relevante no mundo conectado? Qual a preferência de cada geração ao consumir áudio? Com tantos estímulos, ainda dá para atrair a audiência na publicidade em áudio?”

O rádio resiste: porquê os cuiabanos continuam apaixonados pelo dial

O rádio, principal expoente do áudio na mídia brasileira, continua sendo uma preferência absoluta. Dentre os brasileiros, 79% afirmam ouvir rádio frequentemente e os cuiabanos se mantém acima da média nacional, com o rádio atingindo 80,42% da população local. E, apesar de 89% dos cuiabanos que ouvem rádio afirmarem ter acesso a internet, a grande maioria prefere o dial.

Como uma conhecida mídia de mobilidade, o rádio se transforma há muito tempo, e atualmente está em outras formas como o streaming de áudio e os canais digitais.

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Em uma semana os diferentes equipamentos para ouvir rádio têm essa performance entre os cuiabanos:

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A pesquisa especial Inside Audio 2024 enfatizou a opinião dos brasileiros que desde a pandemia vem demonstrando valorizar a característica de mobilidade e flexibilidade do veículo, pois 38% dos brasileiros afirmam que “a possibilidade de escutar rádio online transformou o hábito”.

Essa característica é uma das diversas que mantém o ouvinte interessado na programação, com uma alta média de tempo ouvido. Os brasileiros chegam a 3h55min, enquanto os cuiabanos costumam ouvir 3h20min de rádio diariamente.

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Para a Kantar IBOPE Media, outros números também apontam a força do rádio pelo país, como exemplo, 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao meio por reconhecerem que o rádio traz informações locais da cidade em que vivem.

Considerando esse fato, podemos afirmar que é na proximidade com a audiência que se constrói um dos atributos mais importantes para os veículos de comunicação atualmente, a confiança.

A credibilidade que conquista: a alta confiança no rádio continua inabalável

O rádio conquista uma alta confiança de sua audiência. O Target Group Index aponta uma confiança de 58% dos ouvintes no meio para se manterem informados em âmbito nacional.

O rádio é consumido por cerca de 80% da população brasileira, diz pesquisa. (Foto: Freepik/Reprodução)
Pessoa ouvindo rádio no carro. (Foto: Freepik/Reprodução)

Esse sentimento é reforçado por dados da pesquisa Especial Inside Audio 2024 que mostra que 50% das pessoas que escutam rádio avaliam que quando uma informação é propagada pelo veículo elas sabem que não se trata de fake News.

Entre os cuiabanos que ouvem rádio a confiança é ainda maior, 77% deles confiam no rádio.

Em comparação a outros meios, como TV, jornal, revistas e portais de internet, o que detém a menor confiança dentre os cuiabanos são as redes sociais. De quem costuma acessá-las, apenas 34% confiam nas notícias que leem nas redes sociais.

O índice apresentado pelo rádio é especialmente importante em um momento em que há uma crescente preocupação de vários agentes sociais e da população em geral com a desinformação. O consultor e palestrante com mais de 15 anos de experiência nas áreas de mídia e inteligência de negócios, Fernando Morgado reflete sobre a confiança construída através do século pelo rádio.

“Você não pode dizer que um veículo de comunicação tem credibilidade sem ter dado provas da sua confiabilidade ao longo dos anos e o rádio que é um meio centenário já deu incontáveis provas de que sim, pode merecer a confiança dos brasileiros. O rádio é um meio confiável, em termos de jornalismo, porque ele é formado por veículos com marcas reconhecidas pela sociedade, com profissionais, dentro das suas estruturas, que têm o conhecimento e a técnica para produzir conteúdo de relevância, conteúdos apurados, conteúdos úteis para a vida das pessoas. O rádio funciona em um modelo que necessita dessa seriedade inclusive para gerar resultados aos anunciantes”.

  1. Anúncios no rádio superam redes sociais e é a mídia que mais gera retorno

  2. Rádios





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