O incêndio que atinge um shopping no Brás, na região Central de São Paulo, pode causar o colapso do edifício, segundo o Corpo de Bombeiros. A afirmação é do porta-voz da corporação, Capitão Maycon Cristo, que está no local de combate às chamas, na manhã desta quarta-feira (30).
“Neste momento tudo pode acontecer, é um prédio de 18 mil m². O fogo pode sim fazer com que essa edificação colapse”, disse.
Segundo o capitão, o incêndio continua ativo e a maior preocupação das autoridades é que o fogo não se espalhe para os prédios vizinhos.
“Combatemos o incêndio nas extremidades para que ele seja confinado. Nossa maior preocupação é que o incêndio não se alastre”.
Ele informou que quase todo o prédio foi atingido e que, possivelmente, o fogo consumiu todas as lojas. O Corpo de Bombeiros ainda não possui o número total de empreendimentos dentro do Shopping 25.
O porta-voz também disse que não havia ninguém dentro do estabelecimento quando o incêndio começou. Ele confirmou que não há vítimas.
A CNN capturou uma imagem de uma labareda em um dos cantos do edifício. Ao ser questionado, o militar disse que “não sabe o que está queimando ali”. O Corpo de Bombeiros ainda não sabe como o incêndio se originou.
Ele informou que os prédios vizinhos foram esvaziados e que o fogo não atingiu nenhuma edificação ao lado.
De acordo com o porta-voz, a região é abastecida com gás encanado, portanto, não deveria ter uma fonte de gás externa que causasse uma ignição. Ele também afirmou que o fornecimento de gás ao prédio já foi interrompido.
“Por ser época de final de ano, os estoques deviam estar preenchidos. Então tem bastante carga de incêndio, bastante material combustível para queimar”, detalhou o capitão.
O porta-voz ainda disse que as equipes ainda não entraram no Shopping 25. “Não há segurança para os profissionais entrarem no prédio”.
O incêndio
Um incêndio de grandes proporções atingiu um shopping no Brás, região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30).
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada por volta das 6h44 da manhã, para a Rua Barão de Ladário. Ao todo, 17 viaturas foram conduzidas ao local para combater as chamas.
Este é o segundo incêndio ocorrido na região em menos de uma semana. No último domingo (27), um incêndio atingiu o último andar de um prédio comercial na Rua Doutor João Alves de Lima.
Equipes da Defesa Civil de São Paulo, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), da Enel SP e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) também estão no local.
Ainda não se sabe a origem do incêndio e a exata extensão dos danos no prédio.