Uma anta, conhecida como Chico pelos moradores de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, foi flagrada durante um banho de mangueira em um estabelecimento comercial da cidade.
Quem contou essa história ao Primeira Página, foi o Raildo dos Santos de Paulo, dono de uma estética automotiva. Ele disse que, na verdade, a intenção era usar o jato para “espantar” o animal de dentro de casa, mas anta acabou curtindo o banho. Veja o vídeo:
Segundo Raildo, nesse dia tinha chovido na cidade, quando Chico apareceu na sua empresa. Ele conta ainda que a anta já o visitou algumas vezes, que gosta de explorar e é bem mansinha.
O flagra do “mascote” da cidade foi feito pelo filho de Raildo, Yan Soares de Paulo, enquanto a água era jogada no animal.
“Estávamos fazendo o serviço e ela entrou, então meu filho gritou ‘pai, olha a anta está entrando dentro de casa’. Eu corri para pegar o jato para jogar nela, para tocar de dentro de casa, foi aí que ela gostou e deitou. Após o banho, ela dormiu”, contou ele.
Chico já é conhecido na cidade e vive “invadindo” os estabelecimentos. Inclusive, já participou de uma aula de ginástica em uma praça no Centro da cidade.
História de Chico
Chico, que é uma anta macho, foi adotada por um sitiante quando ainda era um filhote. A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) sabe da existência do animal e como ele vive.
O dono do sítio, Cristiano Nothnagil, explicou que o bichinho era pequeno e frágil quando apareceu. A família o adotou e passou a alimentá-lo.
Segundo os moradores da cidade, o animal circula por toda a parte, entra no supermercados, nas escolas, nas lojas e já é conhecida por todos. No vídeo, é possível perceber como Chico é dócil e ama um carinho.
Na aula de ginástica
Em março deste ano, Chico apareceu em uma aula de ginástica feita por um grupo de mulheres. O vídeo foi registrado pelo pelo professor de Educação Física, Fábio Vaz.
Depois que cresceu, ele aparece no sítio de vez em quando. “O Chico chega a ficar de 4 a 5 dias andando, aí volta pro sítio, para se alimentar e dormir, permanece lá por uns 2 dias e some de novo”, contou o educador físico.
-
Depois de 2 meses, antas Tião e Pitanga finalmente se aproximam
-
Tião, anta resgatada durante queimadas no Pantanal ganha companheira