Christopher Garmam: Quais os impactos da eleição americana para o Brasil?


As eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2024 podem ter repercussões significativas para o Brasil, especialmente se o ex-presidente Donald Trump sair vitorioso. Esta é a análise de Christopher Garman, diretor-executivo para as Américas da Eurasia Group.

Segundo Garman, uma vitória de Kamala Harris não deve trazer grandes mudanças na política externa ou econômica dos EUA. No entanto, o cenário muda drasticamente com uma possível vitória de Trump, cujas promessas de campanha têm gerado intensos debates em Washington, principalmente durante as recentes reuniões do FMI.

Consequências para o Brasil

Para o Brasil, o cenário de maior inflação e taxas de juros mais elevadas nos Estados Unidos, combinado com um crescimento econômico menor, pode dificultar significativamente a situação dos mercados emergentes. Isso poderia comprometer a capacidade do Banco Central brasileiro de reduzir as taxas de juros, o que não seria uma boa notícia para o governo às vésperas das eleições presidenciais de 2026.

Garman ressalta que, dado o controle firme de Trump sobre o Partido Republicano e sua experiência prévia na Casa Branca, suas promessas de campanha devem ser levadas a sério, aumentando a probabilidade de implementação dessas medidas caso ele seja eleito.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Novo presidente da OAB-MS será definido nesta 6ª; conheça quem disputa

É marcado o início de um novo ciclo na presidência da OAB (Ordem de Advogados…

Vídeo: Vulcão em erupção na Islândia surpreende passageiros de avião

Imagens feitas por passageiros a bordo de um avião, com destino ao Aeroporto de Keflavik,…

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB-SP

Com 52,48% dos votos válidos, Leonardo Sica foi eleito o novo presidente da Ordem dos…