histórias de personalidades que estão no cemitério mais antigo de Cuiabá


Com mais de 209 anos de história, o Cemitério Nossa Senhora da Piedade (Boa Morte) deve receber milhares de visitas neste sábado (2), Dia de Finados. Fundado em 1815, diversas personalidades, religiosos e políticos foram sepultados no local. Alguns nomes como Estevão de Mendonça e Isaac Póvoas , estão entre as 13.594 pessoas sepultadas. O cemitério não tem mais espaço para novos sepultamentos.

Isaac Póvoas, Dante de Oliveira e Barão de Melgaço (Foto: Reprodução)

Antes da fundação, o local já tinha alguns sepultamentos, e uma das primeiras lápides é da Dona Bárbara Maria do Carmo de Cerqueira Brandão, conhecida como Baronesa de Diamantino (1846-1878) e um dos heróis da guerra do Paraguai, Antônio Peixoto de Azevedo (1853–1892).

Algumas personalidades

Augusto João Manuel Leverger (1802 – 1880) – Chamado pela alcunha de Barão de Melgaço. Ele tem duas cidades em sua homenagem ( Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço), além de ruas e avenidas de Mato Grosso que possuem o nome dele.

Estevão de Mendonça (1869-1949) – Grande historiador, integrou o quadro dos sócios fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Isaac Póvoas (1970) Foi delegado, diretor de Instrução Pública e prefeito de Cuiabá.

Rubens de Mendonça (1915- 1983) – Filho de Estevão de Mendonça , foi importante jornalista e historiador cuiabano. Escreveu 40 livros e ocupou a cadeira de número 9 da Academia Mato-grossense de Letras.

Júlio Strübing Müller (1895-1977) – Júlio Müller foi governador de Mato Grosso e fundou o Abrigo Bom Jesus. Em seu governo foi construído a ponte sobre o Rio Cuiabá, além do Colégio Liceu Cuiabano.

Maria de Arruda Müller (1898-2003) – Esposa de Júlio Müller, fundou a primeira revista feminina de Mato Grosso, sendo também a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Mato-grossense de Letras. Maria Müller é filha de João Pedro de Arruda e Adelina Ponce de Arruda e neta de Generoso Ponce.

Dante Martins de Oliveira (1952 – 2006) – Vereador, deputado estadual, federal e prefeito de Cuiabá. Foi ministro do Brasil e governador de Mato Grosso. Dante foi um líder no movimento “Diretas Já” responsável pela emenda.

Design sem nome 8
Cemitério tem mais de 200 anos de existência (Foto: Mario Friedlander)

Outras personalidades no cemitério são Liu Arruda, o professor Aecim Tocantins, e o folião e colunista José Jacintho Siqueira de Arruda, o “Jejé de Oyá”, famoso entre as décadas de 50 e 80.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Zelensky diz que teve conversa “produtiva“ com Trump após eleições dos EUA

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que teve uma conversa “produtiva” com o presidente eleito…

Padre é afastado após vazamento de imagens íntimas

Um padre de 52 anos foi afastado de uma paróquia no interior de São Paulo…

inscrições em concurso do MPMS são prorrogadas

Foram prorrogadas até o próximo domingo (10) as inscrições ao concurso público para promotor de…