Propaganda no rádio está ainda mais consolidada como mídia de influência, aponta estudo


Anunciar no rádio tem se tornada uma fonte fixa de alcance para os anunciantes. Isso é o que aponta o estudo Inside Audio, 2024. Os dados levantados no país, mostram que 83% dos ouvintes de rádio, escutaram campanhas ou outras ações publicitárias em algum formato de áudio. Mas para além disso, do total de entrevistados, 54% foram impactados por comerciais entre os programas e as músicas e 25%, por ações feitas por locutores.

Rádio atravessa gerações e faz parte do cotidiano de muita gente.

Logo, além de ouvir e ter esse poder de alcance do público, as propagandas radiofônicas, conforme o estudo, são ferramentas persuasivas de compra e uso de serviços e produtos.

Observe no gráfico, o que isso demonstra em porcentagem geral dos entrevistados.

grafico 01
Fonte: Pesquisa Especial Inside Audio 2024

Considerando os dados, adicionar o rádio em uma campanha crossmedia, através de diferentes mídias e plataformas, pode ser um grande diferencial para uma estratégia de sucesso.

Os números evidenciam a força do veículo, ainda mais se este for combinado com outros meios. Em um universo cada vez mais hiper conectado e multifacetado, uma experiência em diversas dimensões publicitárias para consumo de conteúdo é essencial para se estar presente na jornada do consumidor.

O Target Group Index mostra o resultado do alcance no mercado cuiabano quando alguns meios como redes sociais, streaming de áudio (AOD), streaming de vídeo (VOD), mídia outdoor (OOH) e televisão são combinados com o rádio estrategicamente.

grafico 02

De acordo com o gráfico, a junção das redes sociais e o rádio representa um acréscimo de 7%, com o audio on demand o acréscimo é de 20% na campanha, ao adicionar o rádio em uma estratégia de vídeo on demand o acréscimo chega a 22% e em uma campanha de Mídia Out Home (OOH) o acréscimo com o rádio é de 6%.

Quando as estratégias combinam televisão e rádio, o alcance na população de Cuiabá pode atingir impressionantes 96% do público.

Segundo a Kantar IBOPE Media, “não há dúvida que as marcas estão atentas às oportunidades que se abrem com o rádio e o áudio. As projeções de investimentos para o segundo semestre do Painel Marketing Trends apontam que 74% dos CMOs vão apostar no áudio como um todo, 61% irão criar ações para o rádio e outros 61% vão alocar verbas para podcasts”.

O que o futuro nos espera?

Conforme Fernando Morgado, consultor e palestrante com mais de 15 anos de experiência nas áreas de mídia e inteligência de negócios, um dos atributos que mais se destaca quando a gente estuda a história do rádio é a inovação, o rádio sempre foi inovador.

“O Rádio foi o primeiro meio eletrônico do mundo. O rádio foi o primeiro meio móvel do mundo. O rádio se renovou com a FM, se renovou com transistor, com rádio no carro, com a internet, com smartphone, se renovou com todas as novas tecnologias que apareceram. Se adaptou como nenhum outro meio e hoje ensina os outros meios como eles devem se adaptar”, reflete Morgado sobre o cenário atual.

Mesmo vivenciando um mundo cada vez mais conectado e visual, o rádio permanece um meio essencial e acessível para os cuiabanos por sua capacidade de se transformar.

DIA MUNDIAL DO RADIO ok

Isso se vale pelo fato de que, o veículo possui uma confiança consolidada e uma conexão emocional forte. O rádio não apenas continua a ser uma fonte vital de informação e entretenimento, mas também se adapta às novas demandas do público, integrando-se ao ecossistema digital.

Para os ouvintes, o futuro do áudio promete ser ainda mais rico e diversificado. Com a crescente oferta de conteúdos, cada vez mais personalizados e acessíveis, o áudio se consolida como um companheiro indispensável no dia a dia.

Para as marcas, o áudio representa uma oportunidade única de se conectar com o público de forma mais profunda e significativa. Ao investir em estratégias de comunicação que combinem o tradicional com o digital, é possível alcançar resultados expressivos e construir marcas mais fortes e relevantes.

Não sabemos como o futuro será, todavia, os moldes em que o rádio e do futuro do áudio se encaminham leva a crer que a adaptação será leve e continua, incorporada ao cotidiano das pessoas. Ao explorar as infinitas possibilidades que esse universo oferece, podemos construir um futuro ainda mais sonoro e envolvente.

Por isso, viaje nas ondas da Centro América Fm e se descubra um futuro cada vez mais easy.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

O que sabemos sobre o míssil que a Ucrânia acusa a Rússia de ter lançado

A Rússia lançou na quinta-feira um novo míssil balístico de médio alcance não nuclear na…

Homem em surto psicótico mata pessoa a facadas na Grande São Paulo

Duas pessoas foram esfaqueadas por um homem durante um suposto surto psicótico na manhã desta…

Solicitação de matrícula para escolas estaduais termina nesta sexta em MT

Pais e responsáveis precisam estar atentos: o período para matrícula na Rede Estadual de Ensino…