Rússia questiona eleições na Moldávia e diz que processo foi injusto


A Rússia classificou, nesta terça-feira (5), a eleição presidencial da Moldávia como injusta e disse que não via a vencedora, Maia Sandu, como a presidente legítima do país.

A candidata pró-Ocidente Sandu derrotou um ex-procurador-geral apoiado por um partido tradicionalmente pró-Rússia em uma votação marcada por alegações de interferência eleitoral de Moscou, que o Kremlin negou.

Os resultados oficiais mostraram que Sandu venceu graças ao forte apoio de moldavos votando no exterior. Dentro das fronteiras do país, ela perdeu por uma margem estreita.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, fez um ataque mordaz à condução da eleição de domingo em seu briefing diário com repórteres.

Ele disse que centenas de milhares de moldavos que vivem na Rússia não foram autorizados a votar – ao contrário dos moldavos que vivem no Ocidente, cujos votos foram essenciais para a vitória de Sandu.

“Essas eleições não foram democráticas nem justas”, disse Peskov.

“Quanto à Sra. Sandu – você sabe que ela não é, em nosso entendimento, a presidente de seu país – porque no próprio país, a maioria da população não votou nela, e estamos falando de uma sociedade muito, muito dividida. Essas contradições certamente continuarão”, disse ele.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia descreveu anteriormente a disputa da Moldávia como “a campanha eleitoral mais antidemocrática em todos os anos de independência da Moldávia”.

O presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou Sandu por sua vitória, dizendo que a Rússia falhou em “minar as instituições democráticas e os processos eleitorais da Moldávia”.

O povo da Moldávia, disse ele, “escolheu seguir um caminho alinhado com a Europa e as democracias em todos os lugares”.

Sandu quer conduzir a Moldávia em direção à adesão à União Europeia, mas o pequeno país, que faz fronteira com a Ucrânia e a Romênia, tem lutado para escapar da órbita da Rússia.

O país depende muito do gás russo, e a Rússia mantém tropas em uma região separatista que se separou do resto da Moldávia quando a União Soviética entrou em colapso em 1991.

Eleições nos EUA 2024: tudo o que você precisa saber



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 23 mortos em Alagoas

Ao menos 23 pessoas morreram em decorrência do acidente envolvendo um ônibus que caiu em…

Polícia prende traficantes e encontra máscara macabra de palhaço em quitinete de Cuiabá

Quatro homens foram presos em flagrante nesse sábado (24) no bairro Pedra 90, em Cuiabá.…

Hamas divulga fotos de suposto corpo de refém; Israel investiga

Israel diz que está investigando fotos divulgadas pelo Hamas que supostamente mostram o corpo de…