Perdeu o primeiro dia do Enem 2024? Você pode ter a oportunidade de solicitar a reaplicação da prova, desde que se enquadre nos critérios estabelecidos pelo MEC (Ministério da Educação). O período de solicitação será de 11 a 15 de novembro e pode ser feita na Página do Participante.
As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro.
Mas, quem tem direito a solicitar reaplicação? Participantes afetados por problemas logísticos ou acometidos por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital.
Conheça critérios para reaplicação do Enem
Infraestrutura e logística: se o participante foi afetado por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação;
Motivos de saúde: quem não participou em razão dos sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital. Estão previstas: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
Como comprovar?
Em caso de doenças, o participante deve apresentar documentos que comprovem o adoecimento e o Inep fará avaliação individual. Já nas situações de logística, o Instituto fará avaliação das ocorrências registradas durante aplicação das provas do Enem 2024.
Vale ressaltar que a solicitação de reaplicação pode ser feita por participantes que estiverem ausentes em qualquer um dos dias de aplicação da prova. Entretanto, quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação.
-
Inscrições em creches públicas de Cuiabá abrem nesta terça-feira
-
1º dia do Enem registra queda na abstenção e aumento de alunos de escolas públicas
-
Quer retomar os estudos? EJA abre mais de mil vagas em 4 cidades de MT