Agora é oficial! O Brasil volta a ter um piloto para correu de forma integral na F1.
O jovem Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, foi anunciado nesta quarta-feira (6) como reforço da Sauber para 2025 e completa o grid da próxima temporada. Desde 2017 os brasileiros não têm um representante na categoria.
Bortoleto passou a ser especulado para o segundo assento da Sauber para a temporada 2025 em julho; o nome dele ganhou ainda mais força nos dias que sucederam o GP de São Paulo deste ano. Agora vem a confirmação: ele assume a vaga de Valtteri Bottas e formará a dupla com Nico Hulkenberg, que deixará a Haas rumo ao time suíço no próximo ano.
O brasileiro de apenas 20 anos é o atual líder do campeonato da Fórmula 2 e o campeão da Fórmula 3 do ano passado.
O jovem de São Paulo será o 32º piloto do Brasil a passar pela categoria. Quando se trata de temporadas inteiras, Bortoleto é o primeiro brasileiro em pista desde Felipe Massa – que se aposentou em 2017. Já como substituiu, o último brasileiro em uma corrida da F1 foi Pietro Fittipaldi, que entrou no lugar de Romain Grosjean nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi após o grave acidente do franco-suiço em 2020.
O piloto paulista começou a competir de kart aos sete anos de idade, no Brasil, em 2011. Campeão brasileiro e vice estadual da modalidade, na categoria Mirim, mudou-se para a Europa em 2013. Em 2020 estreou em carros de fórmula (open wheel).
Há dois anos é assessorado por Fernando Alonso por meio da A14, empresa fundada pelo bicampeão mundial de F1.