Defesa Civil alerta para fortes chuvas nos próximos dias em SP


O estado de São Paulo deve registrar fortes chuvas em todas as regiões do território paulista entre esta quinta (7) e sexta-feira (8). O alerta foi emitido pela Defesa Civil Estadual nesta quarta-feira (6).

Segundo o órgão, os níveis acumulados de precipitação podem variar entre altos e muito altos. Saiba quais cidades devem ser atingidas abaixo:

  • Altos: regiões de Marília e Presidente Prudente;
  • Muito altos: capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, litoral norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.

As regiões de Bauru e Araraquara (SP) são destacadas para maior atenção, onde as chuvas serão ainda mais intensas e podem ser acompanhadas de raio, rajadas de vento, ainda com possibilidade de granizo.

O fenômeno é provocado pela passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste, que criará condições para pancadas de chuva, além de temporais intensos.

A partir a partir das 8h desta quinta-feira (7), o Governo de São Paulo instala um gabinete de crise para garantir e coordenar respostas rápidas à população em casos de emergência provocadas pelas chuvas.

O Governo destaca que as distribuidoras de energia elétrica e abastecimento de água terão um representante no gabinete, o que permite uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento dos temporais.

Recomendações

A Defesa Civil cita algumas recomendações em caso de chuvas intensas. Veja abaixo:

  • Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
  • Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
  • No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
  • Evite tomar banho durante a tempestade;
  • Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
  • Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
  • Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
  • Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.

Frente fria

Uma nova frente fria chega a São Paulo nesta quinta-feira (7) e deve provocar tempestades em todo o estado, segundo a Climatempo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) prevê, para esta quinta-feira (7), chuvas moderadas ou de forte intensidade e descargas elétricas. A temperatura na cidade pode variar entre 20°C e 26°C.

Na sexta-feira (8), o alerta permanece com previsão de grandes volumes de chuva e ventos de até 70km/h. A temperatura mínima é de 18°C e a máxima é de 21°C.

O acumulado esperado no estado de São Paulo nos próximos dias é de 145 mm até sexta (8), o que ultrapassa a média para o mês de novembro, que é de 143,9 mm.

*Sob supervisão



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Veja como fica o Congresso dos EUA após as eleições

A CNN projeta que os republicanos vão conquistar a maioria no Senado dos EUA, mudando…

Empresários do ramo de alimentos são presos por compra de farinha furtada

Dois empresários de Campo Grande estão sendo investigados pela Polícia Civil por suspeita de receptação.…

Policial “poeta“ é morto a tiros em Cabo Frio (RJ)

O sargento da Polícia Militar, Rodrigo Noval de Oliveira, de 46 anos, foi morto a…