O Ministério da Saúde anunciou, por meio do Edital nº 4 de 2024, a abertura de inscrições para o financiamento de bolsas de residência médica em programas considerados estratégicos para o SUS (Sistema Único de Saúde). As instituições interessadas devem se inscrever entre os dias 12 e 25 de novembro por meio do sistema eletrônico SIG-RESIDÊNCIAS.
O objetivo é atrair profissionais especializados para áreas e regiões prioritárias, incluindo o estado de Mato Grosso.
Podem aderir ao edital instituições federais vinculadas aos Ministérios da Saúde e da Educação, órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, além de instituições privadas sem fins lucrativos.
Um requisito essencial para as instituições é que, em cada programa de residência, ao menos 75% da carga horária prática ocorra em unidades que atendam pelo SUS.
Critérios para seleção e prioridades
A concessão das bolsas será feita com base em critérios de prioridade que contemplam áreas estratégicas como Medicina de Família e Comunidade, Anestesiologia, Psiquiatria e outras especialidades que consideradas estratégicas para o SUS.
O edital ainda destaca como prioritárias as instituições localizadas em estados da Amazônia Legal, incluindo Mato Grosso. Os critérios também dão preferência para especialidades que tenham demanda não atendida e para programas com uma carga horária elevada de prática em locais de atendimento público.
-
Hospital de Campo Grande compra acelerador linear para tratar câncer
-
UFMS oferta mais de mil vagas para reingresso e troca de curso em 2025
-
Home office será estendido para mais secretarias do governo de MS