A CNN projeta que os republicanos vão conquistar a maioria no Senado dos EUA, mudando o equilíbrio de poder em Washington e colocando a câmara em posição de impulsionar a presidência de Donald Trump.
Com várias disputas ainda a serem declaradas, os republicanos agora têm 52 cadeiras no Senado e assumirão o controle sob um líder republicano que será escolhido quando o novo Congresso se reunir em janeiro.
O novo Senado republicano estará em posição de apoiar a agenda de Trump e retomar a significativa reformulação do judiciário promovida pelo ex-presidente com muito mais conservadores.
A tomada do Senado foi um grande sucesso na noite da eleição para os republicanos, enquanto o destino da Câmara dos Representantes, onde o Partido Republicano tenta defender sua estreita maioria, permanece no ar.
Pode levar uma semana ou mais até que o controle da Câmara seja oficialmente determinado. Com algumas disputas ainda a serem convocadas, os republicanos têm 209 assentos e os democratas, 191. Qualquer partido precisa de 218 assentos para ter maioria.