Ao menos 10 governantes do mundo todo já entraram em contato telefônico com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para parabenizá-lo por sua vitória nas eleições.
O presidente Lula fez uma publicação na rede social X, na última quarta-feira (6), reconhecendo a vitória, mas ainda não fez contato direto.
Segundo apuração da CNN, Lula deverá ligar nos próximos dias.
Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo…
— Lula (@LulaOficial) November 6, 2024
Emmanuel Macron, presidente da França, está entre os líderes que falaram por telefone com Trump. O Palácio de Eliseu, gabinete oficial da Presidência, afirmou que Macron foi um dos primeiros a fazer contato.
“Eles tiveram uma conversa muito calorosa, com base no forte relacionamento que já possuem”, declarou o gabinete.
O príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, também ligou na quarta-feira para “fortalecer a relação histórica” entre os países.
Outros chefes de Estado — como Claudia Sheinbaum, presidente do México; Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália; Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul; Shigeru Ishiba, primeiro-ministro do Japão; Viktor Orbán, primeiro Ministro da Hungria; e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia também falaram com Trump por telefone para parabenizá-lo e reafirmar parcerias.
Uma autoridade sul-coreana disse nesta quinta-feira (7) que Yoon e Trump fizeram uma ligação de 12 minutos e “discutiram os laços estreitos de segurança e economia de seus dois países em todas as áreas”.
Zelensky afirmou ter falado com o presidente eleito por ligação, parabenizando-o e disse que ambos concordaram em manter diálogo próximo para continuar com a cooperação.
O presidente da China, Xi Jinping, também parabenizou Trump em um telefonema, na quarta.
Apesar da onda de ligações, outros governantes não entraram em contato com o presidente eleito.
Líderes de países que já tiveram alguma desavença com os Estados Unidos ainda não falaram diretamente com Trump, é o caso do presidente russo, Vladimir Putin.
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não há planos da Rússia para parabenizá-lo agora.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, parabenizou o republicano numa entrevista pela vitória e disse que a reeleição é um “novo começo”.
“Não fomos bem na primeira administração do presidente reeleito Donald Trump. É um novo começo para apostarmos em uma vitória para todos”, declarou Maduro em fala para a televisão estatal na tarde da última quarta-feira.
O líder bolivariano ainda acrescentou: “Por mais que tenha havido tensões nas relações quando tentaram atentar contra a vida de Trump duas vezes, não hesito um segundo em expressar minha solidariedade e desejar-lhe boa saúde e uma vida longa!”
“Hoje quero desejar-lhe sorte em seu governo e que suas propostas e ofertas eleitorais tenham um bom destino. Aqui estará Nicolás Maduro, presidente constitucional reeleito da Venezuela, sempre pronto para relações positivas com os Estados Unidos e o mundo inteiro”, concluiu Maduro.
*Com informações da Reuters
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?