O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que teve uma conversa “produtiva” com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na quarta-feira (6).
“Ainda não podemos saber quais serão suas ações específicas. Mas esperamos que a América se torne mais forte. Este é o tipo de América que a Europa precisa. E uma Europa forte é o que a América precisa”, disse Zelensky.
O presidente ucraniano reiterou sua mensagem de que Kiev buscará “paz pela força” em vez de concessões de território ou neutralidade.
“Cabe à Ucrânia decidir o que deve ou não estar na agenda para acabar com esta guerra. Qualquer país, qualquer líder que respeite o direito internacional e se sente nesta mesa deve entender que os predadores sempre exigem mais e mais”, afirmou o presidente ucraniano.
Trump afirmou repetidamente que a guerra Ucrânia-Rússia não teria começado se ele fosse presidente. Ele também prometeu acabar com a guerra, às vezes até mesmo afirmando que acabaria com o conflito de anos antes de assumir o cargo. Em julho, ele disse que poderia resolver o conflito em um dia.
Trump vai superar Biden e se tornar o presidente mais velho dos EUA