A empresa brasileira de administração de petróleo e gás natural, Pré-Sal Petróleo (PPSA), abrirá seu primeiro concurso público nacional, com 100 vagas para contratação de empregados de nível superior a partir de 2025, além de formação de cadastro reserva.
A banca organizadora do concurso será o IDCAP (Instituto de Desenvolvimento e Capacitação), conforme anúncio publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7). Com a escolha da banca, a previsão é que o edital seja divulgado ainda em 2024.
As provas estão previstas para ocorrer no primeiro semestre de 2025 e serão aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Os candidatos selecionados deverão atuar no Rio de Janeiro.
-
Salário de R$ 32 mil: inscrições em concurso do MPMS são prorrogadas
Segundo a presidente interina da PPSA, Tabita Loureiro, atualmente a empresa conta com 63 colaboradores responsáveis pela gestão de 24 contratos de partilha, acordos de individualização e comercialização de cargas da União.
Loureiro destacou que, sem o aumento de pessoal, a PPSA enfrenta dificuldades em continuar representando a União com eficiência.
O concurso, portanto, tem o objetivo de compor um quadro próprio de pessoal, já que, até o momento, a empresa possui apenas cargos comissionados.
Vagas do concurso público
As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás, cada um com atuações específicas nas áreas da PPSA.
Este será o primeiro concurso público da empresa, voltado exclusivamente para cargos de nível superior.
Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para candidatos autodeclarados negros.
A seleção consistirá em uma prova objetiva para todos os cargos. Para os cargos de advogado e especialista em petróleo e gás, haverá também uma prova discursiva.
Sobre a PPSA
Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a PPSA foi criada em 1º de agosto de 2013, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, como uma sociedade anônima de capital fechado.
Sua missão é gerenciar os contratos para a comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos da União.
De acordo com a legislação de criação, a PPSA não executa, de forma direta ou indireta, as atividades de exploração, desenvolvimento, produção ou comercialização de petróleo, gás natural e demais hidrocarbonetos fluidos, limitando-se à gestão dos contratos dessa área.