Às vésperas do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio), o clima é de concentração, foco e, ao mesmo tempo, relaxamento.
Neste domingo (10), acontece a aplicação da segunda prova do exame, onde os alunos irão responder 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Diante das dúvidas que podem surgir nesta reta final, o Primeira Página conversou com o professor de física Alessandro Carvalho, especialista em preparação para o exame, que nos trouxe dicas essenciais para uma boa prova neste domingo.
🚨Lembre-se: o Enem exige não apenas conhecimento, mas também uma boa estratégia para garantir o melhor desempenho. Confira as dicas para encarar a prova com tranquilidade e eficiência:
1. Gerencie bem o tempo: 2 minutos e meio por questão
Administrar o tempo no ENEM é essencial. Lembre-se de que só para preencher o gabarito, com calma e precisão, você precisará de 15 a 20 minutos. Assim, sobram, em média, 2 minutos e 30 segundos para cada questão. Esse controle é mais um motivo para não perder tempo “quebrando a cabeça” nas perguntas difíceis logo no início.
2. Priorize o bem-estar: alimentação e descanso
Nas horas finais antes do exame, o foco deve ser no bem-estar físico e emocional. Durma bem, alimente-se com comidas leves e saudáveis, e evite situações de estresse. Manter o corpo em equilíbrio contribui para o controle emocional e ajuda a evitar idas desnecessárias ao banheiro durante a prova.
3. Aposte na estratégia das questões fáceis
Essa é uma prova estratégica. Alessandro reforça a importância de resolver, primeiro, as questões que você considera fáceis. Identifique aquelas que exigem menor tempo e que trazem conteúdo familiar, passando para as mais difíceis apenas depois. O método economiza tempo e melhora sua pontuação.
4. Fique atento ao sistema TRI: não ignore as fáceis
O Enem utiliza o sistema de correção TRI (Teoria de Resposta ao Item), que valoriza o acerto de questões fáceis. Isso significa que responder corretamente às questões mais acessíveis pode aumentar sua nota, mesmo que você não acerte todas as difíceis. Alessandro lembra que é possível, por exemplo, que um aluno com acertos consistentes em questões fáceis tenha uma pontuação maior que alguém que acertou mais questões difíceis.
5. Para as questões difíceis faça “chutes conscientes”
Quando o tempo estiver acabando e restarem apenas questões muito difíceis, um chute estratégico pode ser a melhor saída. Alessandro recomenda que, ao final da prova, se você ainda tiver questões sem resposta e sem tempo para lê-las detalhadamente, não perca tempo tentando resolvê-las a fundo: um chute consciente é uma tática válida no Enem
6. Mantenha a calma e foque na estratégia
Por fim, lembre-se de que o Enem é uma maratona. Respire fundo, mantenha a calma e concentre-se na estratégia. Confie na sua preparação e evite o estresse; o que precisava ser aprendido já está com você. Boa sorte!
-
Passe Livre Cultural garante entrada gratuita para pessoas com deficiência em Cuiabá
-
Biologia no Enem: 20 assuntos que podem cair na prova
-
De graça, UFMS faz aulão para segunda fase do Enem 2024