Morre o embaixador e ex-ministro José Botafogo aos 89 anos

CNN Brasil


O embaixador José Botafogo Gonçalves morreu, nesta sexta-feira (8), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores. Além de embaixador, José também ocupou cargo como ministro da Indústria, Comércio e Turismo no governo brasileiro.

Natural de Minas Gerais, Gonçalves se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Em 1960, deu início à carreira diplomática. Na função, ocupou as chefias da Divisão de Política Financeira (1970) e Chefe da Divisão de Política Comercial (1977) em Brasília. Mais tarde, chegou a liderar o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (1998-1999).

Além disso, Gonçalves também foi vice-presidente de Relações Externas do Banco Mundial em Washington (1985-1987) e Subsecretário-geral de Assuntos de Integração Econômicos e de Comércio Exterior (1995-1998) do Itamaraty.

No exterior, atuou nas Embaixadas do Brasil em Moscou, Roma, Santiago, Paris e Bonn. Também foi Cônsul-geral em Milão e embaixador do Brasil em Buenos Aires, na Argentina, de 2002 a 2004.

Fora aos cargos diplomáticos, Botafogo era consultor na área econômica e de infraestrutura e Vice-Presidente Emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), onde trabalhou por vários anos.

Em nota, a entidade lamentou a morte do embaixador: “É com grande pesar e tristeza que comunicamos o falecimento do Embaixador José Botafogo Gonçalves. Lamentamos profundamente e expressamos nossas condolências à família, amigos e colegas do Embaixador.”, comunicou o CEBRI em nota de falecimento.

Gonçalves deixa a esposa, Susana, os três filhos Frederico, Rodrigo e Luciana, além de sete netos.

*Sob supervisão de Bruno Laforé



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Explosões na Praça dos Três Poderes são destaque na imprensa internacional; veja

As explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, são destaque na imprensa internacional nesta…

Advogado foi morto em emboscada planejada pela esposa, diz polícia do SE

O advogado criminalista José Lael de Souza Rodrigues Júnior, morto no fim do mês passado,…

Novas vagas de emprego sem necessidade de experiência estão disponíveis em Cuiabá

Cerca de 450 vagas de emprego para diversas áreas e níveis de formação estão sendo…