Por que Vladimir Putin não vem à Cúpula do G20 no Rio de Janeiro? Entenda


Vladimir Putin, presidente da Rússia, confirmou a Daniel Rittner, diretor de Jornalismo da CNN Brasil, no dia 18 de outubro que não virá ao Rio de Janeiro para a Cúpula do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro.

O país será representado por Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores, segundo apuração de Jussara Soares, analista de Política da CNN. Essa será a segunda visita de Lavrov ao Brasil neste ano — a primeira foi em fevereiro, para a reunião de chanceleres do G20.

A cúpula do G20 reunirá chefe de Estado ou governo, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e contará com representantes de União Europeia e União Africana.

Por que Putin não virá ao Brasil para o G20?

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra Vladimir Putin em março de 2023 por supostos crimes de guerra durante o conflito na Ucrânia.

O Brasil é signatário do Tratado de Roma e seria obrigado a prender o líder russo no momento em que ele chegasse ao país.

Putin ressaltou à CNN Brasil que a presença dele no G20 poderia “arruinar” o fórum — visto que seria um grande foco para os países reunidos. Assim, decidiu por enviar um representante em seu lugar.

“Temos uma boa relação, relação amigável com o presidente Lula. Eu iria lá de propósito? Para violar a operação desse fórum? Para arruinar o fórum?”, indagou.

“Mesmo colocando o TPI de lado, será o único tópico em discussão, por que faríamos isso? Somos adultos. Vamos achar uma pessoa na Rússia que possa representar os interesses da Rússia no Brasil”, adicionou.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vídeo: Homem rouba tartaruga marinha no Rio; PM devolve animal ao mar

Policiais militares do 2º BPM (Botafogo) resgataram uma tartaruga marinha na última segunda-feira (13) no…

Poda de bambuzal em Barra do Garças gera revolta em população

O corte de um bambuzal onde moravam dezenas de periquitos em Barra do Garças, a…

Prioridade é “aliviar o sofrimento“, diz chefe da ONU sobre cessar-fogo

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, saudou o acordo de cessar-fogo…