Lewandowski descarta federalizar investigação sobre assassinato de delator do PCC

CNN Brasil


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que a investigação sobre o assassinato do empresário e delator do PCC, Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, não deve ser federalizada, pois a apuração é de “competência do estado”.

“Num primeiro momento, não existe nenhuma ideia de federalizar esse caso. Ocorre que o réu fez a colaboração ao Ministério Público do Estado de São Paulo. Portanto, a princípio, a competência de investigar o caso é da polícia paulista”, afirmou o ministro nesta terça-feira (12) à jornalistas no Palácio de Justiça.

A federalização de um caso consiste em transferir a responsabilidade da investigação e julgamento de um crime para a esfera federal. Isso significa que o caso passa a ser da competência da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e da Justiça Federal.

O crime aconteceu na última sexta-feira (8), Gritzbach foi assassinato com com pelo menos 10 tiros disparados por fuzis e uma pistola no aeroporto de Guarulhos. Ele havia celebrado um acordo de delação premiada em que entregaria policiais em um suposto esquema de extorsão e envolvimento com o crime organizado.

De acordo com Lewandowski, as investigações sobre o crime devem ficar com a Polícia Civil de São Paulo.

“É uma questão clara de competência do estado, ocorre que percebeu-se que também houve uma interferência no funcionamento do aeroporto de São Paulo e portanto isso desperta a competência da Polícia Federal”, complementou o ministro.

Um dia após o crime, a Polícia Federal determinou a abertura de um inquérito para investigar o caso. No entanto, Lewandowski explicou que ele foi aberto porque o crime aconteceu dentro do aeroporto.

“Em um primeiro momento, a Polícia Federal colocou-se à disposição das autoridades de São Paulo, mas também abriu um inquérito paralelo no que diz respeito à sua competência, que é justamente a investigação de problemas que interfiram com o funcionamento do aeroporto de São Paulo”, disse o ministro.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Veja se você está entre os mil sorteados do Nota MT para assistir ao jogo Cuiabá x Flamengo

Mil ingressos para o jogo Cuiabá x Flamengo foram sorteados nesta quinta-feira (14), pelo Programa…

Justiça argentina confirma condenação da ex-presidente Cristina Kirchner

Um tribunal federal de apelações na Argentina confirmou o veredito de culpa da ex-presidente Cristina…

Consciência Negra: O que significa o símbolo de punho cerrado

O gesto de levantar o braço com o punho cerrado é um símbolo frequentemente visto…