Governo Lula vê possível impasse no Oriente Médio após indicações de Trump


O governo brasileiro avalia que as recentes indicações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para a política externa podem agravar o impasse no Oriente Médio.

De acordo com fonte diplomáticas, os novos nomeados para o segundo governo Trump demonstram posições mais “exacerbadas” com relação a Israel e mais alinhamento ao governo de Benjamin Netanyahu.

Trump indicou dois republicanos para postos-chaves: Marco Rubio, que deve ser nomeado Secretário de Estado (cargo equivalente ao de chanceler do país), e Elise Stefanik, como embaixadora das Nações Unidas (ONU).

De acordo com integrantes do Itamaraty ouvidos pela CNN, ainda é cedo para um diagnóstico de como serão as relações do governo Trump 2 com a região, mas os indícios apontam para mais confluência nas decisões de Netanyahu, com Israel mais “desenvolto” com os Estados Unidos.

A avaliação é que Israel pode ter mais proximidade, portanto, ainda mais colaboração de inteligência e de armas dos norte-americanos, validando o recrudescimento de ataques na região.

Outro ponto citado é a consequência para a ajuda humanitária. Um dos exemplos citados é uma lei aprovada pelo parlamento israelense, neste mês, que proíbe a principal organização de ajuda humanitária da ONU aos refugiados palestinos (UNRWA) de operar em Israel.

Os diplomatas ainda citam um cenário distinto do primeiro mandato de Trump. No primeiro mandato, o republicano mediou a assinatura dos chamados Acordos de Abrãao, que normalizou os laços entre Estados árabes e Israel, entre eles Emirados Árabes Unidos.

Apesar de ainda celebrado por Israel, o acordo “esfriou” desde a intensificação do conflito a partir do ataque do Hamas na Faixa de Gaza, em 7 outubro de 2023.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Israel ataca alvos do Hezbollah em Beirute pelo terceiro dia

As forças israelenses lançaram ataques aéreos em regiões controladas pelo Hezbollah em Beirute pelo terceiro…

“Réus do gado“: polícia prende quadrilha por tentativa de furto de gados em MT

Uma tentativa de furto de 21 cabeças de gado foi frustrada na noite de quarta-feira…

Projeto encontra 44º tatu-canastra do Pantanal em MS

Durante a última expedição no Pantanal da Nhecolândia, o Projeto Tatu-canastra capturou o 44º tatu-canastra…