Um mergulhador jogou no mar um iPhone 15 recém-resgatado após o companheiro da dona do celular reclamar sobre o valor do serviço. O caso viralizou nas redes sociais nesta semana e aconteceu em São Vicente, no litoral de São Paulo, no último dia 7.
À CNN, o mergulhador Jair Gatto comentou que trabalha na busca e resgate de objetos perdidos em represas e alto mar há quase cinco anos. Ele comentou que o aparelho foi perdido pela namorada do homem que reclamou sobre o valor do resgate.
Ele relatou que a mulher foi dar uma volta de jet ski em uma praia da região quando o aparelho foi perdido. Por ser conhecido no local, as pessoas o comunicaram sobre a perda.
Segundo Jair, a mulher entrou em contato com ele e explicou a situação. No local, ela mostrou a direção que havia perdido o aparelho. Com um amigo, os dois mergulharam na direção mencionada pela mulher e iniciaram as buscas. A procura aconteceu por aproximadamente 1 hora.
Quando encontraram o iPhone, eles retornaram para a praia e não encontraram a mulher. Ao entrar em contato com ela, o mergulhador informou que havia localizado o aparelho.
Ele relata que escutou, pela ligação, a mulher dizendo que iria falar com o companheiro dela para comunicar que havia encontrado o telefone. O homem questionou o valor do trabalho, e Jair disse que já havia acertado o preço anteriormente, sendo este de R$ 1.200,00.
O mergulhador informou que foi neste momento que o problema começou. “Ele falou: ‘nossa, mano, tudo isso?’, mas ele já sabia o valor”, comenta Gatto, que disse que o dono do aparelho começou a “chorar” para abaixar o preço.
O companheiro da mulher tentou negociar o valor com o mergulhador, oferecendo uma parte do pagamento no momento e outra posteriormente, o que não foi aceito por Jair.
Após uma breve discussão entre os dois, ainda por telefone, o mergulhador informou que a história estava indo “longe demais”. Assim, ele pegou o aparelho resgatado e jogou novamente no mar.
No vídeo viral, é possível ver o momento que o mergulhador faz a ação. “Irmão, tá bom? Tá aqui seu telefone, não vou cobrar nada, vem buscar agora”, diz ele antes de jogar o celular.