Visita de Biden ao Museu da Amazônia é guiada por pesquisadores e lideranças

CNN Brasil


Durante sua visita a Manaus, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visita o Museu da Amazônia (MUSA), após sobrevoar a Floresta Amazônica de helicóptero, ao lado do cientista Carlos Nobre. 

O presidente chegou acompanhado de sua filha Ashley e neta Natalie e entrou na reserva natural onde fica o museu, por volta das 15h33.

O tour de Biden e sua comitiva foi guiado por pesquisadores e lideranças locais.

Dentre elas estão Henrique dos Santos Pereira, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Filippo Stampanoni, Diretor Geral do MUSA; Kelliane Wapichana, Secretaria-Geral do Movimento de Mulheres do Conselho Indígena de Roraima; Altaci Kokama, liderança do povo Kokama; Dra. Camila Ribas, curadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Peter Fernandez, cofundador e CEO da Mombak, empresa de projetos de remoção de carbono por meio do reflorestamento da floresta amazônica brasileira.

O museu fica em uma pequena parte da Reserva Florestal Adolpho Ducke, que muitos consideram o ponto de partida do Rio Amazonas propriamente dito e a porta de entrada para a Amazônia.

A Reserva é um dos locais de pesquisa mais importantes da Amazônia.

Ela tem parcerias de pesquisa com parceiros dos EUA, como o Smithsonian Institute e a Louisiana State University, e tem sido apoiada pelo Fundo Amazônia, para o qual o presidente Biden anunciou US$ 50 milhões em financiamento adicional hoje.

Após o tour, o presidente fará um pronunciamento e assinará uma proclamação designando 17 de novembro como Dia Internacional da Conservação.

Em 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, esta será a primeira vez que um presidente norte-americano visita Manaus e a Floresta Amazônica. 

Fontes ligadas ao governo americano dizem que, durante o pronunciamento que será feito em Manaus, Biden deve anunciar um novo financiamento para ações de conservação florestal.

*Com informações da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

a Rota da Ancestralidade por Cristóvão Luiz Gonçalves em Cuiabá

Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva, 55 anos, além de ser atual diretor do MISC (Museu…

Chefes de Estado chegam na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

A Cúpula de líderes do G20, no Rio de Janeiro, começa nesta segunda-feira (18). O…

motorista sobrevive após carro ser prensado entre carretas na BR-163

Câmeras de monitoramento da BR-163, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, registraram o momento…