Alemanha anuncia envio de milhares de drones controlados por IA para a Ucrânia


A Alemanha disse nesta segunda-feira (18) que enviará 4 mil drones de ataque controlados por inteligência artificial para a Ucrânia, dias depois de Kiev ter criticado o chanceler alemão, Olaf Scholz, por manter conversas com o presidente russo, Vladimir Putin.

O ministro da Defesa Boris Pistorius afirmou que isso marca “um grande passo para os ucranianos, porque eles são controlados por IA e podem desabilitar as defesas eletrônicas inimigas”.

Os drones, fabricados pela empresa alemã Helsing, “podem atingir alvos até 30 a 40 quilômetros no interior, especialmente postos de comando e centros logísticos”, acrescentou Pistorius.

Zelensky repreendeu Scholz por manter uma ligação com Putin sobre o fim da guerra na Ucrânia, indo contra um esforço de líderes da Europa para isolar o líder russo.

Embora os drones sejam chamados de “Mini-Taurus”, a Alemanha está se mantendo firme na recusa em enviar mísseis de cruzeiro Taurus para a Ucrânia.

No domingo (17), o governo dos Estados Unidos deu permissão para a Ucrânia atingir alvos no interior da Rússia com armas fabricadas nos EUA.

Um porta-voz do Ministério da Defesa alemão pontuou que não conseguiu fornecer detalhes sobre quando os drones “Mini-Taurus” serão entregues, mas ressaltou que o pacote “está atualmente em preparação”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Queijo de MT vence competição internacional em Portugal

Um queijo gorgonzola intitulado “Esmeralda”, produzido em uma quinta que fica no municípios de Nossa…

Cúpula do G20: Veja curiosidades da mesa de reunião dos líderes mundiais

As reuniões da Cúpula do G20 no Brasil acontecem no Museu de Arte Moderna, no…

MP-PE pede arquivamento de investigação de lavagem de dinheiro contra Gusttavo Lima

O Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) pediu nesta segunda (18) o arquivamento das investigações sobre…