Na manhã desta segunda-feira (18), uma arara-canindé foi resgatada por dois eletricistas em Rio Verde de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul. O animal estava preso em uma palmeira desde o último sábado (16), segundo relatos de moradores da região.
O eletricista Alexandro Cabral, que participou do resgate, explicou que os moradores tentaram acionar autoridades competentes, como o Corpo de Bombeiros e o Ibama, mas não obtiveram retorno.
Diante da situação, ele e o colega Demilton Mendes, que prestam serviços para a prefeitura, foram até o local para assumir o resgate.
-
Nova espécie de arara? Canindé dá uma de beija-flor na natureza
Utilizando uma escada de cerca de 15 metros, parte dos equipamentos usados para manutenção da iluminação pública, os eletricistas conseguiram alcançar o local onde a arara estava presa.
“Meu colega colocou o cinto de segurança e o capacete, que são nossos equipamentos de proteção, e conseguiu efetuar o resgate da arara”, relatou Alexandro.
A arara estava com a asa machucada e enroscada em um toco no próprio ninho. Após o resgate, os eletricistas ofereceram água à ave e a deixaram sob os cuidados do CEM (Centro de Especialidades Médicas) de Rio Verde, que fica próximo ao local onde a ave estava presa.
O centro ainda tenta contato com o Ibama para que a arara seja encaminhada para reabilitação.
“A região da asa onde ela ficou presa estava visivelmente ferida, mas preferimos não mexer para evitar agravar sua condição”, explicou Alexandro.
O caso chamou atenção dos moradores pela dedicação dos eletricistas e reforçou a importância de estruturas de suporte mais ágeis para o resgate de animais silvestres.