Polícia Civil investiga esquema de fraude de seguros com uso indevido de senhas policiais


A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira (19), a Operação Registro Fantasma, com o objetivo de desarticular um esquema fraudulento envolvendo o uso indevido de senhas de policiais para registro de boletins de ocorrência. 

Os mandados foram cumpridos em Cuiabá e em Chapada dos Guimarães. (Foto: Polícia Civil)

As investigações começaram em março de 2024, quando uma investigadora da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), em Cuiabá, identificou um boletim de ocorrência de roubo de uma caminhonete que havia sido registrado usando seu login e senha, sem seu conhecimento. O suposto roubo teria ocorrido no Rodoanel de Cuiabá.

A partir dessa denúncia, a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) iniciou os trabalhos e descobriu que o boletim foi confeccionado fora da unidade policial onde a investigadora estava lotada. A ocorrência foi registrada a partir de um imóvel no Bairro Santa Laura, em Cuiabá, que foi alvo de mandado de busca nesta terça-feira.

Fraude no seguro

As investigações apontaram que o proprietário do veículo supostamente roubado, morador de Chapada dos Guimarães, apresentou o boletim de ocorrência fraudulento para acionar a seguradora e obter a indenização. Mandados de busca também foram cumpridos nos endereços vinculados ao proprietário na cidade.

Além desse caso, a DRCI identificou outros boletins de ocorrência registrados sem o conhecimento da investigadora, todos confeccionados fora do ambiente policial. Estes registros estão sendo apurados para verificar a extensão do esquema e possíveis novas fraudes.

Cumprimento dos mandados

Os mandados de busca foram autorizados pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá e cumpridos em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, com o apoio das delegacias locais. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, mídias digitais e documentos que serão analisados pela DRCI.

  1. Homem que matou médico por culpá-lo de aborto da ex morre após tentar fugir

  2. Suspeito de participar de morte de professor encontrado em freezer é preso em Alagoas

  3. Perseguição em Cuiabá: após suposto roubo, homem é morto a tiros em rodovia





Fonte do Texto

VEJA MAIS

G20 no Rio: Com Biden e sem Milei, “foto de família“ de líderes mundiais é refeita

Líderes mundiais refizeram nesta terça-feira (19) a “foto de família” da Cúpula do G20 do…

“Batmóvel do crime“: veja vídeo e entenda tática usada por contrabandistas no PR

Uma ação da Polícia federal, na última sexta-feira (15), apreendeu um automóvel utilizado para contrabando,…

Tá sobrando vaga! Sine de MT divulga 3,1 mil oportunidades de emprego

Um total de 3.111 vagas de empregos em diversas áreas e níveis de formação estão…