G20 no Rio: Com Biden e sem Milei, “foto de família“ de líderes mundiais é refeita

CNN Brasil


Líderes mundiais refizeram nesta terça-feira (19) a “foto de família” da Cúpula do G20 do Rio de Janeiro. Na primeira foto, tirada na segunda-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, não estavam presentes.

Dessa vez, os três líderes ficaram um ao lado do outro na primeira fileira. Entretanto, o presidente da Argentina, Javier Milei, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, não compareceram para a foto desta terça.

Conforme apurou Luciana Taddeo, correspondente da CNN em Buenos Aires, Milei estava em reunião bilateral na hora da foto. Não há confirmação do motivo da ausência de Starmer.

Foto de Família do G20 do Rio de Janeiro é refeita • Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também estava na frente do palanque, ao lado de Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul.

A Índia presidiu o G20 em 2023 e a África do Sul será o anfitrião em 2025.

A foto de segunda tinha o Pão de Açúcar ao fundo, mas a desta terça tinha um painel com uma imagem aérea do Rio de Janeiro e o escrito “Cúpula do G20 Rio” em inglês.

Segundo apuração de Gustavo Uribe, âncora da CNN, o cenário interno era mais “prático e rápido” — diversos líderes deixam o Brasil nesta terça — e “diferenciou” as imagens.

Assim como a anterior, o palanque tinha a frase “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”.

Essa é uma iniciativa lançada com 148 membros fundadores, sendo 82 países mais União Europeia e União Africana, além de 64 integrantes entre organizações internacionais e instituições financeiras.

O governo brasileiro celebra a foto da Cúpula, pois o registro não foi feito nos últimos dois anos, quando a Índia e a Indonésia presidiam o bloco.

Joe Biden ausente na primeira foto

Biden, Trudeau e Meloni não estavam presentes para a foto oficial do G20 na segunda-feira (18).

Uma autoridade da Casa Branca pontuou que Biden perdeu a foto “devido a problemas logísticos”.

“Eles tiraram a foto antes que todos os líderes chegassem”, destacou a fonte, que ressaltou que a ausência não foi motivada pelo fato de Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, estar no local.

Líderes do G20 se reúnem para "foto de família" no Rio de Janeiro
Líderes do G20 se reúnem para “foto de família” no Rio de Janeiro • Ricardo Stuckert/PR

Segundo apuração de Jussara Soares, analista de Política da CNN, Biden e Trudeau estavam em reunião bilateral minutos antes da foto.

Meloni chegou “no fim”, ainda segundo comentaram fontes do governo brasileiro, mas não há confirmação sobre o porquê do atraso da italiana.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Triângulo amoroso no litoral de SP: MP pede R$ 300 mil de indenização para herdeiros

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) solicitou à Justiça que os três suspeitos presos…

Ônibus tem horários diferentes no feriado; se programe antes de sair

Em razão do feriado do Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), o funcionamento do…

Enviado dos EUA no Líbano diz que acordo de cessar-fogo está “ao alcance“

O enviado dos Estados Unidos Amos Hochstein, que está no Líbano, disse que um acordo…