Ucrânia “merece“ fazer de 2025 “o ano da paz“, diz Zelensky a Parlamento Europeu

CNN Brasil


A Ucrânia espera fazer de 2025 “o ano da paz”, disse o presidente Volodymyr Zelensky em um discurso ao Parlamento Europeu realizado para marcar o milésimo dia da invasão em grande escala da Rússia à Ucrânia.

“A Ucrânia merece fazer do próximo ano o ano da paz”, afirmou Zelensky em uma chamada de vídeo para os legisladores em Estrasburgo, na França.

“O povo ucraniano suportou mil dias desta guerra”, disse ele em uma postagem posterior nas redes sociais. “Eles não se quebraram. Não se renderam. Não perderam sua soberania. Este é um feito de nossa nação – um testemunho da força de milhões. Todo ucraniano merece gratidão.”

Em seu discurso, Zelensky pediu aos legisladores que lembrassem “quanto a Europa é capaz de conquistar.”

Seus comentários acontecem enquanto o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, se prepara para retornar à Casa Branca em janeiro. Trump afirmou que quer colocar um fim rápido à guerra na Ucrânia, mas não especificou como fará isso. Os países europeus temem há muito tempo que uma administração Trump possa reduzir dramaticamente o apoio dos EUA à Ucrânia.

Zelensky alertou os legisladores europeus que Putin está “focado em vencer esta guerra.” Ele também mencionou que o número de tropas norte-coreanas enviadas à Rússia “pode crescer para 100 mil”, sem fornecer mais detalhes.

“Ninguém pode desfrutar de águas calmas em meio a uma tempestade. Devemos fazer tudo o que for necessário para acabar com esta guerra de forma justa e equitativa”, afirmou.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Daniela Filomeno vence Prêmio Europa de Comunicação 2024

A apresentadora do Viagem & Gastronomia da CNN Brasil, Daniela Filomeno, é a vencedora da…

PMs acusados de matar ex-vereador recebem liberdade provisória

Os policiais militares Sargento Valdeci Alexandre da Silva Ricardo e Cabo Bruno César Malheiros dos…

China tem papel importante para evitar escalada nuclear, diz presidente francês

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta terça-feira (19) que a China tem um…