Conheça os mísseis balísticos que a Rússia usou pela primeira vez na Ucrânia


Um míssil balístico intercontinental (ICBM) é uma arma de longo alcance que é disparada no espaço e então libera uma ou mais ogivas que reentra na atmosfera para cair sobre seus alvos.

Os militares ucranianos acusaram a Rússia de lançar um míssil intercontinental durante um ataque na manhã de quinta-feira (21) à cidade de Dnipro, que deixou dois feridos. A declaração não informou que tipo de ICBM a Rússia enviou e a CNN não conseguiu verificar a alegação.

Considera-se que os ICBMs tenham um alcance mínimo de 5.500 quilômetros, mas algumas versões podem ir muito mais longe, alcançando mais de 9.000 quilômetros, de acordo com o Centro de Controle de Armas e Não Proliferação.

 

Esses mísseis podem ser lançados de silos ou veículos de lançamento móveis e podem ser movidos a combustível sólido ou líquido. ICBMs que usam combustível sólido são considerados mais perigosos, pois podem ser lançados mais rapidamente do que os movidos a combustível líquido.

O primeiro foguete ICBM foi lançado em 1957 pela então União Soviética. O primeiro lançamento dos Estados Unidos aconteceu em 1959.

Outros tipos de mísseis balísticos incluem alcance intermediário (IRBM), entre 3.000 quilômetros e 5.000 quilômetros; alcance médio, entre 1.000 e 3.000 quilômetros; e alcance curto, menos de 1.000 quilômetros.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Cadastro de rebanhos em MS deve ser atualizado em breve; saiba a data

Obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua…

Pedido de prisão de Netanyahu deve ser “ponto de virada“, dizem agências

Diversas agências humanitárias alertaram que a comunidade internacional deve apoiar a decisão do Tribunal Penal…

Câmeras de ônibus flagram dois suspeitos pela execução de delator em Guarulhos

Dois homens, apontados pela polícia como os executores do empresário Antonio Vinicius Gritzbach, delator assassinado…