Justiça Federal condena trio por ataque do estado democrático e bloqueio da BR-163

prisao trio nova mutum


Trio responsável por atear fogo em pneus e bloquear a BR-163, em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, foi condenado pela Justiça Federal pelos atos cometidos em 2022. Essa é a primeira condenação de atos antidemocráticos cometidos em Mato Grosso.

Os réus Felipe Carvalho Duffeck, Vilso Gabriel Brancalione e João Pedro de Lima Ceolin foram  condenados pelos crimes de atentado contra a segurança de transporte público, resistência qualificada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O trio foi condenado após furtarem pneus, usá-los para bloquear rodovia e atirar contra policiais. (Foto: Reprodução).

A decisão determina aos três a pena de 1 ano e 3 meses de prisão, em regime semiaberto, 8 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado e o pagamento de uma multa de R$ 125.585,69 por danos morais coletivos. 

Para Justiça Federal, os condenados fizeram uso de violência e grave ameaça ao bloquear a rodovia federal BR-163, com fogo em pneus e disparos de arma de fogo, além de ações que dificultaram a livre circulação de veículos.

A decisão assinada pelo juiz federal Jeferson Schneider, destaca ainda a importância da divulgação do resultado do processo. O magistrado, inclusive, acatou o pedido do Ministério Público Federal de retirada do sigilo do caso.

O valor será revertido ao fundo público, previsto no art. 13 da Lei nº 7.347/1985, seguindo o mesmo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), em casos relacionados aos atos antidemocráticos do 8 de janeiro. 

Por telefone, a defesa de Vilso Gabriel e João Pedro informou que foi notificada nesta quinta-feira (21), e dentro do prazo de cinco dias vai recorrer sobre a decisão. Para defesa dos réus, a pena determinada é desproporcional aos fatos.

Relembre o caso

Em 2022, os três foram presos em flagrante após furtarem pneus de uma borracharia e depois usarem para incendiar em um bloqueio na BR-163.

Assim que os policiais chegaram ao local, de acordo com a PM, um dos manifestantes teria atirado contra os policiais e, depois os três teriam fugido em uma caminhonete.

O veículo foi abandonado em uma propriedade rural da região. Após buscas policiais, os três acabaram se entregando. Além da caminhonete, os policiais apreenderam armas e celulares.

  1. Vídeo: motociclista morre atingida por carro desgovernado

  2. Mulher é assassinada pelo ex com golpes na cabeça em Rondonópolis

  3. Justiça determina que ex-servidor vai a júri por causar acidente com morte





Fonte do Texto

VEJA MAIS

tucanos diferentões têm briga eterna com próprio reflexo

Funciona quase como uma consulta médica: dia e hora marcados. É assim toda tarde em…

pequi recupera áreas degradadas e garante renda a famílias

O pequi, fruto típico do Cerrado, é mais do que um símbolo da cultura regional.…

Grande ataque israelense atinge subúrbio ao sul de Beirute

Neste domingo (24), um subúrbio no sul de Beirute foi tomado por fumaça após ser…