Zelensky chama uso de novo míssil pela Rússia de “grave escalada” da guerra

CNN Brasil


O uso pela Rússia de um novo míssil balístico de médio alcance é “uma escalada clara e severa na brutalidade desta guerra”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em um post nesta quinta-feira (21).

Chamando-a de “uma violação cínica” da Carta das Nações Unidas, Zelensky acusou a Rússia de dar um “segundo passo em direção à escalada”, dizendo que o primeiro passo envolveu tropas norte-coreanas na guerra.

Na noite desta quinta-feira, o líder ucraniano também enfatizou o direito de Kiev de atacar a Rússia com armas de longo alcance “sob o direito internacional”.

Seus comentários foram feitos poucas horas depois que o presidente russo, Vladimir Putin, emitiu uma declaração na televisão anunciando o lançamento do míssil, que ele disse ser uma resposta à Ucrânia usando mísseis de longo alcance fabricados no Ocidente dentro da Rússia.

Zelensky acrescentou que Putin está “testando” os parceiros de Kiev com as suas ações e apelou aos líderes mundiais para pressionarem Moscou.

“A falta de reações duras às ações da Rússia envia uma mensagem de que tal comportamento é aceitável”, disse ele. “A Rússia deve ser forçada a uma verdadeira paz, que só pode ser alcançada através da força.”

Declaração final do G20 aborda mudanças climáticas, guerras e taxação



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Concurso da AMN tem salário de até R$ 12 mil e prova em todas as capitais

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (22) edital do concurso público para a ANM (Agência…

Azerbaijão pede que países cheguem a um acordo na reta final da COP29

O Azerbaijão, anfitrião da COP29, pediu aos países participantes que superem suas diferenças e cheguem…

MP investiga abordagens policiais de pessoas em situações de rua no RJ

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) investiga abordagens policiais contra pessoas em situações…