Depois de ficar completamente seco por mais de 100 dias, o Cânion do Jatobá, um dos pontos turísticos famosos em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, voltou a ter água. O local tem atraído turistas por suas águas cristalinas.
Ao Primeira Página o guia de turismo Felipe Campos, 30 anos, contou que esse fenômeno é natural na cidade e todo ano se imagina que isso possa acontecer.
“Vila Bela voltou a ter a água nas cachoeiras, isso é um fenômeno natural que ocorre de ano em ano. Todos os anos é o mesmo processo, as cachoeiras ficam com água no período de chuvas e sem água no período de seca.”
De acordo com a Agência Climatempo, para o mês de novembro a média mensal de chuva esperada é de 203 mm. Até nesta quinta-feira (21) já choveu 141 mm no município, o que representa 69% do estimado.
Desde 2017 o cânion começou a ser visitado por turistas e se tornou um dos atrativos mais visitados no Parque Serra de Ricardo Franco. O maior fluxo de visitações ocorre de dezembro a junho.
“Um Cânion muito interessante para se visitar. É uma trilha bem tranquila que pode ser feita somente com guias locais. Nós sempre fazemos em conjunto com outros passeios, como a Cascata dos Namorados ou a Cachoeira do Jatobá, que é a maior Cachoeira do Mato Grosso, já que vai ser uma viagem longa daqui para lá. São passeios com bastante procura. Já tem turistas visitando a cidade, movimentando os hotéis, movimentando a economia local”, explicou o guia de turismo.
-
Sem chuva há mais de 100 dias, cânion seca em Vila Bela da Santíssima Trindade