Rússia diz que sanções dos EUA são tentativa de dificultar exportações de gás

CNN Brasil


O governo russo declarou nesta sexta-feira (22) que as novas sanções dos EUA ao Gazprombank (Banco Nacional de Exportação de Gás Natural) da Rússia, foram uma tentativa de Washington de impedir a venda do gás russo, mas disse que uma solução seria encontrada.

Os Estados Unidos impôs novas sanções ao Gazprombank na quinta-feira (21) que impedem o credor de lidar com quaisquer novas transações relacionadas à energia que afetem o sistema financeiro dos EUA, proíbem seu comércio com americanos e congelam seus ativos no país.

As sanções fizeram isenções para transações relacionadas ao projeto de petróleo e gás Sakhalin-2 no extremo leste da Rússia até 28 de junho de 2025, de acordo com uma licença geral atualizada publicada pelo Departamento do Tesouro dos EUA, em 21 de novembro. 

O Gazprombank é um dos maiores bancos da Rússia e é parcialmente de propriedade da empresa de gás Gazprom GAZP.MM, de propriedade do Kremlin. 

A Ucrânia tem pressionado os EUA a impor mais sanções ao banco, que recebe pagamentos por gás natural de clientes da Gazprom na Europa.

O Tesouro também impôs sanções a 50 bancos russos de pequeno a médio porte para restringir as conexões do país com o sistema financeiro internacional e impedi-lo de usar o sistema para pagar por tecnologia e equipamentos necessários para a guerra. 

Ele alertou que instituições financeiras estrangeiras que mantêm relações de correspondência com os bancos alvos “implicam risco significativo de sanções”.

Questionado se as sanções eram um esforço para impedir que compradores europeus que ainda querem gás russo o comprem e se a Rússia lutaria pelo direito de fornecer gás a eles, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, exclamou: “A resposta para ambas as partes da sua pergunta é sim.”

Peskov disse que ainda não podia responder perguntas sobre para onde os futuros pagamentos de gás seriam direcionados e se o Gazprombank continuaria a manter as contas de compradores estrangeiros de gás.

“É claro que opções serão encontradas”, afirmou. “Medidas de bloqueio completo contra um país como a Rússia são impossíveis. Pode levar algum tempo para isso, mas uma solução ainda será encontrada.”

Várias empresas japonesas compram gás natural liquefeito de Sakhalin-2.

Dias antes, o governo Biden permitiu que Kiev usasse mísseis ATACMS dos EUA para atingir território russo. 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Suspeito de participação na execução de delator do PCC é identificado, mas segue livre

A força-tarefa que investiga a execução de Vinicius Gritzbach, morto em 8 de novembro, no…

Mula em shopping? Morador é notificado ao entrar com animal no estabelecimento

Um morador de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, foi notificado extrajudicialmente depois de entrar…

Sean ‘Diddy’ Combs retorna à prisão enquanto pedido de fiança é avaliado

Sean “Diddy” Combs permanecerá sob custódia por pelo menos mais alguns dias enquanto um juiz…