MIS vai exibir curtas e longas em sessões gratuitas; veja quando


A partir do tema “Viver com Dignidade é Direito Humano”, a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, em sessões gratuitas que vão de terça (26) a sexta-feira (29), quer abordar a importância da dignidade humana como base para a liberdade e qualidade de vida.

Semana será marcada por a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (Foto: divulgação/MIS)

Realizado no MIS, que é vinculado à unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o evento vai homenagear a renomada montadora Cristina Amaral, tida como um dos grandes nomes do cinema brasileiro. 

Foi a partir de documentários como “Quilombo Rio dos Macacos” e “Teatro Experimental do Negro”, que as obras de Amaral ganharam reconhecimento pelas questões sociais e humanas.

  1. ONG de MS está entre 100 melhores do Brasil em duas categorias

  2. Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo

Tradição cinematográfica

A mostra é realizada anualmente em todo o Brasil, como iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com produção nacional da UFF (Universidade Federal Fluminense) e apoio regional do curso de Artes Visuais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O compromisso do evento é trazer reflexões sobre o direito das pessoas, a partir de narrativas audiovisuais que podem ser nacionais e internacionais. A programação vai reunir 8 curtas e longas-metragens e uma sessão infantil.

O evento conta ainda com debates de especialistas como a diretora e cineasta Marinetti Pinheiro, que trará contribuições sobre o legado de Cristina Amaral. Todos os filmes selecionados partiram dos princípios de igualdade, justiça social e diversidade.

Acessibilidade

Com sessões gratuitas, o evento vai contar com legendas descritivas e janelas de libras.

Confira como fica a programação completa: 

Terça-feira (26)

A cerimônia de abertura inicia às 19h com a exposição MADi (Mostra de Arte Digital) e sessão homenagem que trará exibição de aproximadamente 66 minutos, de classificação livre e debates. 

Quarta-feira (27)

A programação do meio da semana terá dois horários. O primeiro, às 14h30, com a sessão “Territórios e Dignidade” e a 2ª, às 19h, com o longa “Cidade; Campo”, que dará o tom da homenagem 1 à Cristina Amaral. 

Quinta-feira (28)

O dia também será marcado pelo mesmo ritmo da quarta-feira, com duas sessões previstas. A 1ª, às 14h30, que traz o título os “Jovens Curadores” e a 2ª, dará o tom da homenagem 2 à Cristiane Amaral, com o filme “Curtas Jornadas Noite Adentro”, que possui classificação indicativa de 16 anos. 

Sexta-feira (29)

Para fechar a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, a sexta-feira será marcada por 3 horários. São eles: 

Sessão infantil com o filme “Garoto Cósmico” às 8h30;

Sessão “Depois do Expediente”, que tem classificação indicativa para até 12 anos e com a exibição de curtas e debate às 14h30;

Mostrinha CUFA, com exibição de “Garoto Cósmico”, às 19h;

Endereço

Para conferir as sessões, basta se encaminhar ao MIS, localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar – Centro de Campo Grande.

Já a Mostrinha destinada ao público infantil, será realizada na sede da Cufa, no bairro São Conrado.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo

A exposição “Bem-Aventurados: Arte Cristã” será aberta às 9h, neste domingo (24), no Museu de…

“Somos a linha de frente das mudanças”: Marina Silva reforça desafios da COP30

Durante a plenária da COP29, em Baku, no Azerbaijão, a ministra do Meio Ambiente, Marina…

Polícia prende homem que tentou raptar criança em SP

Um homem de 29 anos, flagrado por câmeras de vigilância agredindo uma mulher e tentando…