“Somos a linha de frente das mudanças”: Marina Silva reforça desafios da COP30

CNN Brasil


Durante a plenária da COP29, em Baku, no Azerbaijão, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reafirmou a importância de ações concretas e integradas para enfrentar a crise climática global.

Ao receber oficialmente a presidência da COP30, que será realizada em Belém, no coração da Amazônia, Marina destacou o papel histórico da próxima conferência e a necessidade de um esforço coletivo para cumprir a missão de limitar o aquecimento global a 1,5 °C.

“Dubai foi a COP do alinhamento dos esforços que precisamos empreender para não ultrapassar 1,5 °C de temperatura da Terra. Aqui, no Azerbaijão, nossa principal tarefa é fazer com que esse alinhamento tenha os recursos necessários, recursos financeiros e meios de implementação para cumprirmos essa missão”, afirmou.

A ministra pontuou ainda a relevância de ações alinhadas e solidárias: “A sociedade exige, em primeiro lugar, que nos realinhemos para prosseguir a caminhada, com agudo senso de disposição, responsabilidade e urgência. Somos a linha de frente das mudanças que pouparão a humanidade de muito sofrimento e garantirão o futuro da vida no planeta”.

Marina concluiu com uma mensagem forte, fazendo uma menção aos “saberes” das comunidades indígenas da Amazônia.

“Que a COP30 seja o momento da vida para restaurar tudo aquilo que parece que estamos perdendo a cada situação extrema. Que possamos aprender com as fiandeiras da Amazônia e com todos os povos tradicionais do mundo, que precisamos fiar e confiar para termos um lugar melhor para todas as formas de vida, inclusive a nossa”.

A COP30, já chamada de “COP das COPs”, terá um peso enorme, após o insucesso, até o momento, da edição de Baku, no Azerbaijão.

A cúpula do clima, em Belém, no próximo ano, terá de fazer jus a expectativa criada em torno dela. Será preciso, de fato, ser um marco na luta pela preservação do equilíbrio do planeta.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Eleitores vão às urnas no Uruguai neste domingo (24) em disputa acirrada

Os uruguaios vão às urnas neste domingo (24) para o segundo turno das eleições presidenciais…

Em ação judicial, prefeitura de SP culpa idosa de 91 anos que morreu atropelada

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), culpou Dolores…

“Trump não tem uma estratégia para acabar com as guerras”, diz especialista ao WW Especial

O especialista em Relações Internacionais, Sidney Leite, afirmou que o presidente eleito dos Estados Unidos,…