Candidatos votam em eleições no Uruguai

CNN Brasil


Os candidatos Yamandú Orsi, de centro-esquerda, e Álvaro Delgado, de centro-direita, registraram seus votos no segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai, neste domingo (24).

Orsi votou por volta das 10h30 em sua cidade natal, Canelones, a segunda mais populosa do país, onde foi prefeito de 2015 a 2024, cercado por familiares e apoiadores.

Já o conservador Delgado, que possui o apoio do candidato que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, votou na capital Montevidéu por volta das 12h30.

Orsi, que é protegido do ex-presidente Pepe Mujica, ganhou no primeiro turno com 43,9% dos votos para o Movimento de Participação Popular (MPP), contra os 26,8% de Delgado, do Partido Nacional.

O centro-direitista tem o apoio do conservador Partido Colorado, que, com o Nacional, compõe quase 42% dos votos. Os dois partidos fizeram o mesmo em 2019, vencendo a eleição.

As pesquisas de opinião finais sugerem que o segundo turno deste domingo (24) promete ser acirrado, com menos de 25 mil votos separando potencialmente os concorrentes.

Após registrar seu voto, o pupilo de Mujica se dirigiu aos eleitores indecisos e fez um pedido. “Não percam a esperança na política”, declarou enquanto falava com jornalistas.

O apelo é feito no momento em que esse grupo de eleitores [indecisos] pode ser fundamental em uma disputa extremamente acirrada.

Delgado também conversou com jornalistas após votar e reforçou a importância da ida às urnas no domingo, “hoje os uruguaios decidem os próximos cinco anos”.

Cenário da disputa

Altos custos de vida, desigualdade e crimes violentos estão entre as maiores preocupações dos uruguaios, mas a inflação tem diminuído na preparação para a eleição, e tanto o emprego quanto os salários estão aumentando.

O Uruguai contraria a tendência global de fortes divisões entre direita e esquerda vistas em muitos países no que tem sido um ano eleitoral de 2024.

O atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, alimenta a tensão com outros membros do Mercosul com seus planos para acordos comerciais fora do bloco, incluindo a China.

Críticos do Mercosul dizem que ele impede o Uruguai de aumentar suas exportações de produtos como carne bovina e soja.

Lacalle Pou continua popular, mas a constituição do Uruguai não permite que os líderes concorram à reeleição imediata.

*Com informações da Reuters



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Estuprador é preso após pedir Pix para a própria conta em Cuiabá

Na madrugada deste sábado (23) uma mulher, de 19 anos, foi vítima de estupro cometido…

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 23 mortos em Alagoas

Ao menos 23 pessoas morreram em decorrência do acidente envolvendo um ônibus que caiu em…

Polícia prende traficantes e encontra máscara macabra de palhaço em quitinete de Cuiabá

Quatro homens foram presos em flagrante nesse sábado (24) no bairro Pedra 90, em Cuiabá.…