Inmet alerta para fortes chuvas em algumas regiões; veja previsão para semana

CNN Brasil


Algumas regiões devem ter fortes chuvas nesta semana no Brasil, segundo previsões da Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Inmet emitiu três alertas para temporais válidos até esta segunda-feira (25), mas que podem ser estendidos para os próximos dias.

O órgão divide os alertas em três níveis de severidade: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho). Veja abaixo os avisos neste momento:

  • Perigo de chuvas intensas: Nordeste e Centro-oeste
  • Perigo potencial de chuvas intensas: Norte, Centro-oeste e Nordeste
  • Perigo potencial de tempestade: Rio Grande do Sul

O alerta laranja prevê chuvas de até 60 mm por hora e ventos intensos de até 100 km/h, com risco de quedas de galhos e árvores, alagamentos e de cortes de energia elétrica.

Já os amarelos valem para chuvas de até 30 mm por hora e ventos intensos de até 60 km/h. Há baixo risco de quedas de galhos e árvores, alagamentos e de cortes de energia elétrica.

Somente a região Sudeste e alguns poucos estados não devem estar atentos para precipitações. Veja abaixo as marcas que apontam as áreas de alerta do Inmet.

• Inmet

Os alertas valem para outros 17 estados e o Distrito Federal, sendo que Bahia e o Mato Grosso devem sofrer o maior impacto das chuvas. Ao todo, 1.683 municípios podem ser afetados pelos temporais nos próximos dias.

O Inmet ainda instrui à população dessas regiões a não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres e postes de transmissão de energia.

Calor e fortes chuvas

A Climatempo afirma que a última semana de novembro deve ter pancadas de chuva concentradas no centro e Norte do Brasil. Hoje, os temporais devem ficar mais no Nordeste, enquanto a semana começa com um clima mais quente e seco na região Sul.

No Nordeste, as chuvas só devem perder força na quarta-feira (27). A agência de meteorologia alerta para temporais na Bahia, no sertão do Pernambuco, no Sul do Maranhão e no Piauí.

O avanço de uma nova frente fria na altura do Rio Grande do Sul estimula o tempo instável na região neste começo de semana. Paraná e Santa Catarina com remota possibilidade de chuva, devido a um ar mais seco e altas temperaturas nos estados.

A agência destaca o retorno do calor no Sudeste durante às tardes. A capital paulista deve ter tempo firme com ar seco, assim como no Rio de Janeiro.

A previsão é de pancadas isoladas nas divisas do Espírito Santo e Minas Gerais. Belo Horizonte inicia a semana com temperaturas mais amenas, enquanto Vitória pode chover rapidamente entre a tarde a noite.

Um ar quente e úmido vindo do Norte do Brasil vai gerar um corredor de umidade no interior do país, seguindo a Climatempo. A região do Norte do Mato Grosso, sul do Amazonas, Pará, Rondônia e Acre tem potencial para temporais.

Já em Goiás, no Tocantins e no Distrito Federal, a previsão é de chuva moderada a forte. Estes estados terão ainda algumas aberturas de sol, mantendo a condição de tempo abafado



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Com salário de R$ 2.676, IBGE abre vagas para MT e outras regiões do Brasil

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a abertura de inscrições para o…

Biden perdoa perus em tradição de Dia de Ação de Graças

Faltando dois meses par deixar o cargo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou…

A cada 11 dias, uma família chora morte por feminicídio em MS

O ano ainda não acabou; mas desde janeiro, 30 mulheres já morreram pelas mãos de…