O motor de um avião de passageiros de fabricação russa pegou fogo após pousar no Aeroporto de Antalya, no sul da Turquia, no domingo (24), disse o Ministério dos Transportes turco em um comunicado.
A pasta afirmou que os pousos no aeroporto foram suspensos até às 3h, no horário local, enquanto as autoridades rebocavam o avião da pista.
Todos os 89 passageiros e seis tripulantes foram retirados com segurança do avião de passageiros Sukhoi Superjet 100, operado pela Azimuth Airlines do resort russo de Sochi, no Mar Negro, ainda segundo o ministério.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais pelo site de notícias Airport Haber mostrou unidades de emergência no local do incêndio, com chamas e fumaça saindo do motor da aeronave.
Vídeos compartilhados pelo Ministério dos Transportes após o incidente mostraram a aeronave com espuma extintora de incêndio enquanto os bombeiros tentavam resfriar o motor do lado esquerdo.
A Azimuth Airlines pontuou que o avião fez um pouso difícil devido ao “cisalhamento” do vento. A Autoridade Federal de Aviação da Rússia, Rosaviatsiya, destacou que está investigando o caso.
O site de rastreamento de voos FlightRadar24 informa que a aeronave tinha sete anos. A Rússia está com falta de aeronaves devido às sanções ocidentais impostas em conexão com a invasão da Ucrânia por Moscou em 2022.
Rússia planeja construir núcleo de nova estação espacial até 2030