Joe Biden parabeniza Yamandú Orsi pela vitória na eleição do Uruguai

CNN Brasil


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, nesta segunda-feira (25) após segundo turno das eleições presidenciais do país sul-americano.

“Parabenizo Yamandú Orsi por sua eleição para servir como o 43º Presidente do Uruguai. Também envio meus parabéns ao povo do Uruguai por seu compromisso inabalável com a democracia ao exercer com sucesso o direito fundamental de votar”, disse Biden em um comunicado da Casa Branca.

O presidente americano relembrou a relação entre os países na declaração. “Nos mais de 150 anos de relações diplomáticas entre o Uruguai e os Estados Unidos, construímos uma parceria duradoura com base nos valores compartilhados de nossos povos”, afirmou Biden.

“O Uruguai tem estado na vanguarda da promoção da democracia nas Américas, bem como na liderança da Parceria das Américas para a Prosperidade Econômica para investir em inovações que criem oportunidades para a classe média em todo o hemisfério”, acrescentou o líder americano.

O próximo presidente governará o Uruguai no período de 2025 a 2030. A posse será em 1º de março de 2025.

Orsi derrotou o candidato governista, de centro-direita, Álvaro Delgado, no segundo turno das eleições realizadas no domingo (24) no Uruguai.

Diversos líderes da América Latina também parabenizaram a conquista do candidato de centro-esquerda. Entre eles, os presidentes do México, Chile e Brasil.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Em meio à guerra de facções, MT desmembra Segurança e anuncia convocação de profissionais; veja mudanças

O governador Mauro Mendes anunciou, nesta segunda-feira (25), a criação da Secretaria de Justiça de…

Júri do caso Genivaldo, morto asfixiado em carro da PRF, ocorre hoje; relembre

O Tribunal do Júri dos agentes da Polícia Rodoviária Federal acusados de matar e torturar…

Reino Unido fala em “corrida armamentista de inteligência artificial“

O Reino Unido e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) devem…