Após interrupção, governo retoma envio de caminhões-pipa à Paraíba

CNN Brasil


O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional anunciou que irá retomar a operação Carro-Pipa na Paraíba, que havia sido suspensa na última segunda-feira (25) por falta de verba. A informação foi confirmada à CNN nesta terça-feira (26).

O programa, responsável por levar água potável a 159 municípios do estado e atender cerca de 270 mil pessoas, estava interrompido após a falta de descentralização de verbas, conforme informado pelo Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército, em João Pessoa.

O comunicado sobre a suspensão da operação foi emitido na sexta-feira (22) pelo Escritório Regional do Exército e enviado aos coordenadores da Defesa Civil da Paraíba.

No documento, o Exército informou que a operação Carro-Pipa estaria temporariamente suspensa devido à falta de repasse de recursos financeiros por parte do governo federal. O comunicado também detalhou que, a partir do dia 25 de novembro, a distribuição de água às comunidades dos municípios atendidos seria interrompida.

Inicialmente, a paralisação afetou os pipeiros autônomos, que atendem aproximadamente 140 mil pessoas, com a previsão de que o impacto se expandisse a partir do dia 2 de dezembro, caso a situação não fosse resolvida. A Famup (Federação das Associações de Municípios da Paraíba) e o presidente George Coelho haviam solicitado urgência na liberação de crédito suplementar para evitar maiores danos à população.

Em resposta à situação, o ministério anunciou nesta terça-feira (25) que foi liberado o valor de R$ 38.096.775 para o Exército Brasileiro, assegurando a retomada imediata da operação Carro-Pipa. Com o repasse, o fornecimento de água potável às comunidades afetadas pela seca será restabelecido, garantindo o atendimento de aproximadamente 1,5 milhão de nordestinos.

Criada em 2012, a operação atende, atualmente, 344 municípios no semiárido nordestino. Em 2023 e 2024, o programa distribuiu cerca de 12 milhões de litros de água, beneficiando diretamente famílias que sofrem com a escassez hídrica e os impactos da seca.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Deputado de MS quer acabar com feriados no Brasil; entenda proposta

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) quer acabar com os feriados no Brasil. Para o…

Jordânia envia ajuda humanitária por via aérea no norte de Gaza

Aviões militares da Jordânia lançaram ajuda no norte de Gaza pela primeira vez em cinco…

RJ têm redução de mortes violentas e recorde histórico de apreensão de fuzis

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou o relatório de dados referentes a outubro para…