Aviões militares da Jordânia lançaram ajuda no norte de Gaza pela primeira vez em cinco meses nesta terça-feira (26), de acordo com uma autoridade, com o intuito de aliviar a situação humanitária no enclave.
Dois aviões C-130 da Força Aérea da Jordânia levaram uma carga de quase sete toneladas de alimentos e itens essenciais em áreas que as agências da ONU identificaram como mais necessitadas, segundo informações da fonte à Reuters.
O Exército da Jordânia disse que até o momento lançou cerca de 400 operações do tipo pela própria Força Aérea e países aliados.
A pedido de Washington, Israel utiliza um corredor terrestre através da Jordânia. O World Food Programme (WFP) tem como intenção que este seja um importante canal para o fornecimento de alimentos e ajuda humanitária financiados pela ONU para Gaza.
Mais de 44.249 palestinos foram mortos e 104.746 feridos na ofensiva militar de Israel em Gaza desde 7 de outubro de 2023, conforme informações do Ministério da Saúde de Gaza.
Entenda o conflito na Faixa de Gaza
Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.
O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.
Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.
A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.
Após cerca de um ano do conflito, a população israelense saiu às ruas em protestos contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel