Jordânia envia ajuda humanitária por via aérea no norte de Gaza

CNN Brasil


Aviões militares da Jordânia lançaram ajuda no norte de Gaza pela primeira vez em cinco meses nesta terça-feira (26), de acordo com uma autoridade, com o intuito de aliviar a situação humanitária no enclave.

Dois aviões C-130 da Força Aérea da Jordânia levaram uma carga de quase sete toneladas de alimentos e itens essenciais em áreas que as agências da ONU identificaram como mais necessitadas, segundo informações da fonte à Reuters.

O Exército da Jordânia disse que até o momento lançou cerca de 400 operações do tipo pela própria Força Aérea e países aliados.

A pedido de Washington, Israel utiliza um corredor terrestre através da Jordânia. O World Food Programme (WFP) tem como intenção que este seja um importante canal para o fornecimento de alimentos e ajuda humanitária financiados pela ONU para Gaza.

Mais de 44.249 palestinos foram mortos e 104.746 feridos na ofensiva militar de Israel em Gaza desde 7 de outubro de 2023, conforme informações do Ministério da Saúde de Gaza.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

Após cerca de um ano do conflito, a população israelense saiu às ruas em protestos contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.

Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Empresário Rodrigo Carvalheira deve deixar a prisão nesta quarta (27)

O empresário pernambucano Rodrigo Carvalheira, de 34 anos, que é acusado de estuprar diversas mulheres,…

Abrigo de animais fecha e cães precisam ser adotados com urgência

O Instituto Guarda Animal, responsável pelo resgate e abrigo de cães e gatos em Campo…

Macron celebra acordo de cessar-fogo entre Israel e Hezbollah

O presidente francês Emmanuel Macron celebrou nesta terça-feira (26) a assinatura de um acordo de…