Terrorista entre mais procurados dos EUA desde 2009 é preso no Reino Unido

CNN Brasil


Um homem na lista dos terroristas mais procurados dos Estados Unidos desde 2009 em conexão com o atentado a bomba contra uma empresa de biotecnologia da Califórnia foi preso no Reino Unido, disse o FBI nesta terça-feira (26).

O suspeito, Daniel Andreas San Diego, foi preso no País de Gales na segunda-feira (25), em uma operação realizada pela Agência Nacional do Crime do Reino Unido, pela Polícia Antiterrorista e pela Polícia do Norte do País de Gales, informou o FBI em comunicado.

Não ficou imediatamente claro se San Diego, que agora está detido aguardando extradição, tem representação legal.

Ele foi acusado de ligação com a explosão de uma bomba na empresa de biotecnologia Chiron Inc, perto de Oakland, Califórnia, em agosto de 2003. Uma segunda bomba encontrada lá foi desativada pelas autoridades e estava possivelmente destinada a atingir os socorristas. As autoridades acusam San Diego de plantar uma terceira bomba em outra empresa da Califórnia um mês depois.

Ninguém ficou ferido em nenhum dos casos, disse o FBI.

Uma entidade que se autodenomina Células Revolucionárias assumiu a responsabilidade pelos ataques em declarações postadas em um site pró-direitos dos animais, citando as supostas ligações das empresas visadas com a Huntingdon Life Sciences, que havia sido criticada por ativistas pelo uso de testes em animais e que agora faz parte da empresa Inotiv.

Em 2004, um grande júri federal acusou San Diego de destruição ou tentativa de destruição de propriedade com explosivos e de uso de dispositivo destrutivo em um crime de violência.

O FBI disse que San Diego expressou abertamente opiniões extremistas, defendendo o uso da violência para atingir os objetivos do movimento pelos direitos dos animais.

O diretor do FBI, Christopher Wray, disse que a prisão mostrou que não importa há quanto tempo um suspeito esteja fugindo, a agência não interromperá sua perseguição.

“Existe uma forma certa e uma forma errada de expressar os seus pontos de vista no nosso país, e recorrer à violência e à destruição de propriedade não é a forma certa”, disse Wray.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Avó cria tradição de Natal com 24 presentes para surpreender cada neto

Há quatro anos, Yvelise Maria Possiede transforma o Natal em um período mágico para seus…

Donald Trump divulga nome de futuros assessores para a área da saúde

O presidente eleito Donald Trump anunciou suas escolhas para as funções críticas restantes de saúde…

Mulher morre após procedimento estético de hidrolipo em clínica na zona Leste de SP

Uma mulher, identificada como Paloma Lopes Alves, de 31 anos, morreu após realizar um procedimento…