Com o advento da internet e a velocidade com que informações e conceitos se propagam muitas coisas mudaram no comportamento de consumo da sociedade brasileira, uma delas, é o aumento no volume de café consumido no país, mais precisamente, os especiais.
Bom, mas antes, precisamos explicar o conceito de café especial. O termo “café especial” foi criado em 1974 por Erna Knutsen, uma pioneira no comércio de café. Ela usou o termo pela primeira vez em um discurso em uma conferência internacional de café na França em 1978.
Os cafés especiais são originados de locais com microclima favorável e produzem grãos com características sensoriais únicas.
Para serem considerados especiais, os cafés devem alcançar uma pontuação superior a 80 em uma escala de 100, estabelecida pela Specialty Coffee Association (SCA).
Mas, retomando a velocidade das informações divulgadas via internet, é comum que os amantes dos cafés especiais usem essa ferramenta para procurar dicas sobre os melhores lotes, as formas de fazer e onde encontrar os mais saborosos.
O barista Rubens Vuolo, no podcast A Hora do Café tem diversas sugestões de onde encontrar conteúdos legais sobre o universo cafezeiro.
Abaixo, as dicas de conteúdo deste barista que é de Mato Grosso:
- James Hofmann – a primeira dica de Vuolo é no canal deste inglês no YouTube. Ele já foi campeão mundial de barismo e que hoje se dedica totalmente a essa plataforma, fazendo testes diferentes de extração, replicando receitas e provando os resultados.
- A segunda sugestão é Amanda Barista, no Instagram, que já foi campeã brasileira de latte art, que são aqueles desenhos feitos nos cafés especiais. Ele sempre apresenta dicas básicas e fáceis de fazer.
- A terceira é a PHD em ciência dos alimentos, Verônica Belchior, que costuma ministrar alguns cursos e disponibiliza muitos conteúdos científicos no Instagram, sempre focados na química proporcionada pelo processo de extração.
-
A influência da Itália no modo como consumimos café
-
Você já bebeu café e sentiu aspereza? Vem que o PP te explica o motivo