Nova secretaria é aprovada pela ALMT


Por unanimidade, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação nesta quarta-feira (27), a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT).

Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou projeto do governo para criar nova secretaria (Foto: Helder Ferreira/ALMT)

A nova pasta, desmembrada da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), é uma das medidas do Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, lançado pelo governador Mauro Mendes (União). O projeto agora segue para sanção do governador.

Com um efetivo previsto de 18 servidores, a Sejus terá como missão gerir o Sistema Penitenciário e o Sistema Socioeducativo, além de coordenar políticas públicas relacionadas à execução penal e combate às drogas. A justificativa do governo aponta que a separação proporcionará maior agilidade e foco na execução dessas funções, melhorando a gestão da segurança pública em Mato Grosso.

Nomeação provisória até a criação oficial

Enquanto a Sejus não é oficialmente criada, o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira foi nomeado como secretário adjunto de Administração Penitenciária da Sesp. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (27). Bruzulato ficará no cargo temporariamente e assumirá como secretário titular da nova secretaria após sua implementação.

Além disso, o policial penal federal André Fernandes Ferreira foi designado como chefe da Unidade de Integração da Política Penitenciária da Sesp. Com a criação da Sejus, ele assumirá como secretário adjunto da nova pasta. Ambos foram escolhidos por suas trajetórias sólidas na segurança pública e no sistema prisional.

A Sejus ficará responsável pela administração dos sistemas penitenciário e socioeducativo, enquanto a Sesp continuará atuando no combate ao crime organizado. Segundo o governo, essa separação permitirá que ambas as pastas atuem com mais eficiência em suas áreas de competência.

  1. Padre de MT investigado pela PF posou para foto com arma; saiba quem é ele

  2. Ostentação e ilusão: influenciadores presos exibiam vida de luxo





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Grupo de WhatsApp onde mulher fechou plano para hidrolipo seguiu ativo, mesmo após morte

Um grupo de WhatsApp, utilizado para discutir procedimentos estéticos, recebeu uma mensagem de uma assessora…

Streamer americano é indiciado na Coreia do Sul por comportamento ofensivo

Um streamer americano está enfrentando a possibilidade de prisão na Coreia do Sul por atitudes…

Chuvas voltam a São Paulo nesta quinta-feira (28); veja a previsão

Pancadas de chuva devem atingir São Paulo nesta quinta-feira (28), especialmente no fim da tarde,…