Com os elementos certos, é possível criar um ambiente aconchegante, que proporcione conforto e bem-estar. Mais do que uma casa abarrotada de móveis, o significado do habitar ganha o valor de lar quando incorporado os elementos de forma criativa e inteligente.
Sem perder a funcionalidade, em três dicas rápidas, é possível encontrar a base para montar um ambiente estiloso, bonito e que entrega conforto. Veja as dicas do Primeira Página mais abaixo.
Segundo a arquiteta Graciele Pereira, a partir da devida atenção aos detalhes, é possível, de forma cuidadosa, “atender às necessidades de uma casa funcional, que traz possibilidades de reorganização e transformação conforme a necessidade diária”
Vamos às dicas!
1. Móveis funcionais!
As linhas suaves serão tendência em 2025. Estes itens são projetados para esconder compartimentos de armazenamento, criando um ambiente mais organizado e minimalista. Neste âmbito, o planejamento adequado auxilia para além do aproveitamento do espaço e traz economia para o bolso, resultando em menor necessidade de substituição ao longo do tempo.
Armários com portas de correr ou móveis que se abrem com sistemas discretos, como gavetas ocultas, ajudam a manter o visual clean sem perder a funcionalidade. Mesas com armazenamento embutido ou estantes também servem como expositor e armazenamento, maximizando o uso do espaço sem sacrificar o design.
2. Design Biofílico!
Jardim externo? Não precisa! Pois, esta tendência nada mais é do que trazer a natureza para dentro de casa. A técnica arquitetônica visa promover a melhora do ambiente a partir da exploração das plantas. Com isso, há um equilíbrio entre o externo e o interno, trazendo bem-estar físico e mental.
Desde pequenas suculentas, até grandes árvores em vaso, incorporar plantas aos cômodos internos pode reduzir os níveis de estresse e proporcionar a sensação de calmaria.
Segundo a arquiteta Analice Zancanaro, o ato de cuidar de uma planta e observá-la crescer lentamente proporciona relaxamento, diminui a ansiedade e melhora o humor. “Oferece uma série de benefícios tanto para a saúde física quanto mental, além de contribuir para um ambiente mais agradável e equilibrado”.
Conforme Zancanaro, o Lírio-da-paz, por exemplo, é uma planta ornamental e tem o poder de filtrar o ar. “Ela combate poluentes como amônia, formaldeído e tricloroetileno. É uma planta que se adapta bem a ambientes internos com pouca luz, sendo uma ótima opção para escritórios e residências.
Assim como Lírio, o Guaimbê, considerado um tipo de planta trepadeira nativa do Brasil, confere um “ar tropical” para os ambientes. “Suas folhas são espetaculares, grandes e ornamentais, com coloração verde-escura e brilhantes que conferem um ar tropical aos ambientes”, esclarece a arquiteta.
3. Aconchego nas cores!
Em 2025, as cores para as áreas externas e internas estarão focadas na naturalidade, equilíbrio emocional e no bem-estar. A combinação de tons terrosos, cores calmantes, vibrantes e até mesmo metálicos sofisticados permitirá criar espaços versáteis, confortáveis e cheios de personalidade.
Em quais tons apostar?
- Pastéis;
- Azul-claro;
- Pêssego;
- Verde menta;
Na busca por cores vibrantes e energéticas, escolhas estimulantes podem variar entre as seguintes tonalidades:
- Azul-cobalto;
- Laranja vibrante;
- Vermelho queimado.
Caso busque algo mais sofisticado, aposte nos detalhes brilhosos:
- Metais clássicos;
- Ouro envelhecido;
- Bronze;
- Cobre.