FAB lança foguete de fabricação nacional ao espaço

CNN Brasil


A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, nesta sexta-feira (29), o foguete de sondagem suborbital VS30, produzido no Brasil. O lançamento ocorreu no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim (RN).

Segundo a FAB, o foguete seguiu a trajetória prevista, com todos os sistemas de telemetria e resposta radar funcionando perfeitamente. O veículo permaneceu no espaço por 2 minutos e 50 segundos, completando sua missão em um total de 5 minutos e 50 segundos.

O lançamento integra a Operação Potiguar e teve como objetivo principal treinar a equipe responsável, além de testar e validar equipamentos e procedimentos envolvidos na atividade.

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, destacou que a iniciativa busca uma maior autonomia para o Brasil em eventos de lançamento de foguetes.

Veja abaixo imagens do lançamento

“Estamos quebrando paradigmas e criando novas perspectivas para o futuro. Temos um Complexo Espacial e, com o lançamento deste foguete, demonstramos que a Barreira do Inferno tem total condição de fazer tais eventos”, afirmou o diretor.

O especialista em Astronáutica Pedro Pallotta destaca que o Brasil ainda é iniciante em seu programa espacial e necessita de mais investimentos na área. Segundo ele, o lançamento de foguetes nacionais é uma estratégia que o país deveria explorar com maior frequência.

“O Brasil ainda engatinha em seu programa espacial, com baixo investimento e um interesse político ainda menor, enquanto outras nações em condições semelhantes, como Índia, por exemplo, já pensa em enviar astronautas e construir sua própria estação espacial”, disse Pallotta.

Sobre o foguete

O foguete VS30 foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB, em parceria com empresas brasileiras.

Ele pertence à família S30, que inclui outros modelos, como o VSB30 e o descontinuado VS30 Orion. Desde o início do projeto, em 1996, já foram realizados 55 lançamentos desses veículos.

Os veículos suborbitais, como o VS30, não possuem capacidade de entrar em órbita, mas atingem altitudes acima da atmosfera. Eles são amplamente utilizados em experimentos científicos e tecnológicos, com aplicações em setores como farmacêutico, metalúrgico, alimentício e cosmético, entre outros.

“O lançamento do foguete VS-30 marca o retorno das atividades do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, um local extremamente útil para atividades espaciais, mesmo que de menor escala”, explica Pallotta.

Outras operações

O Centro de Lançamento de Parnamirim já conduziu mais de 3 mil lançamentos ao longo de 655 operações e participou de 265 eventos de rastreamento de veículos espaciais.

Na segunda fase da Operação Potiguar, programada para o segundo semestre de 2025, outro foguete do mesmo modelo será utilizado para testar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, a chamada Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM).

Essa seção é equipada com compartimentos para experimentos e sistemas eletrônicos que interagem com a carga útil.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Médicos denunciam Prefeitura de Cuiabá por falta de pagamento

O Sindmed-MT (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso) registrou uma denúncia contra a Prefeitura de…

Diplomata russo diz que possibilidade de novos testes nucleares estão em aberto

Uma possível retomada dos testes de armas nucleares por Moscou permanece uma questão em aberto,…

“Infelizmente, tem que cumprir a lei“, diz desembargadora sobre cotas raciais

A desembargadora Rosita Falcão Maia, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), gerou polêmica ao…