Cidades estão sem luz há 2 dias após ventania; moradores relatam perdas


Moradores de Jaraguari e Bandeirantes, cidades próximas a Campo Grande, enfrentam problemas com a falta de luz desde a última sexta-feira (29). Neste domingo (1º), a Energisa, concessionária responsável, explicou que o serviço foi interrompido devido a uma forte ventania no fim da semana passada.

Poste foi destruído após vendaval em Jaraguari. (Imagens – Reprodução).

A região das duas cidades foi uma das mais afetadas pelo último temporal. Conforme apurado, os ventos atingiram uma velocidade de cerca de 80 km/h. Após a ventania, foram identificados danos severos, como postes quebrados e cabos partidos em pontos distintos de Jaraguari e Bandeirantes.

Não há uma previsão concreta para o restabelecimento do serviço de energia, segundo a Energisa. “A concessionária se solidariza com a situação das pessoas afetadas e reforça que, em algumas localidades na área rural, onde há mais dificuldade de acesso, o trabalho poderá levar mais tempo. Porém, o esforço segue de forma ininterrupta para recuperar toda a infraestrutura danificada, com aumento na capacidade de atendimento ao cliente”, esclarece a nota da concessionária.

  1. Protesto de policiais penais afeta presídios de 21 cidades de MS

O empresário Gilson Ramos de Azevedo é um dos moradores de Jaraguari afetados pela falta de energia. Desde sexta-feira, ele esperava para o problema ser resolvido. Dois dias depois, a luz foi reestabelecida no local. Ainda não se sabe se todos os consumidores tiveram a distribuição do serviço normalizada.

Segundo o morador, com a ventania, galhos de árvores afetaram a rede de energia e interromperam a distribuição na região. Morador do assentamento Vale Verde, Gilson relata que a situação é insalubre e recorrente.

“Nós sofremos muito nesta região. Para me precaver, tive que comprar um gerador. Gastei um monte, mas, mesmo assim, a luz fica em meia fase ou não completa o ciclo. Estou contando os prejuízos, que são muitos”, compartilha o morador.

Gilson comenta que outros moradores também enfrentam a mesma situação. Alguns já perderam carnes que estavam armazenadas em congeladores e tiveram que cancelar serviços na região.

Com a falta de energia, alguns moradores da área rural das cidades, que possuem o sistema de água por meio de poços, também enfrentam o desabastecimento. Sem energia, as bombas não conseguem sugar água, deixando-os sem abastecimento.

Em nota, a Energisa informou que reforçou o efetivo e espera normalizar a situação em breve. Leia a íntegra abaixo:

“Devido à chuva acompanhada de fortes ventos, que atingiu algumas cidades de Mato Grosso do Sul na última sexta-feira (29/11), a Energisa esclarece que está trabalhando continuamente, com reforço nas equipes, para restabelecer o fornecimento de energia a todos os clientes afetados. Na região de Bandeirantes e Jaraguari, uma das mais impactadas, com ventos de cerca de 80 km/h (fonte: Inmet), foram identificados danos severos como postes quebrados e cabo partido em pontos distintos.

A concessionária se solidariza com a situação das pessoas que foram atingidas e reforça que em algumas localidades na área rural, onde há mais dificuldade de acesso, o trabalho poderá levar mais tempo. Porém, o esforço segue de forma ininterrupta para recuperar toda infraestrutura danificada, com aumento na capacidade de atendimento ao cliente.

É importante reforçar também que, por medidas de segurança, a população não faça qualquer intervenção na rede por conta própria e não se aproxime de cabos partidos e postes danificados. Em caso de dúvidas, priorizar o atendimento pelo WhatsApp/Gisa: (67) 99980-0698 e pelo aplicativo Energisa On”.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Novo vídeo mostra por outro ângulo momento da queda do avião em Gramado

Um novo vídeo, concedido à CNN por uma loja automotiva, mostra o momento exato em…

veja os números sorteados no concurso 6.614

Já pensou passar o Natal com a ceia mais farta? Ocorreu às 19h desta segunda-feira…

Trump mostra prévia de política combativa com ameaças ao Panamá e à Groelândia

A ameaça surpresa de Donald Trump de retomar o controle do Canal do Panamá e…