Nove estados estão em alerta laranja para chuvas intensas e tempestades nesta segunda-feira (2), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso de Perigo é válido até hoje, mas pode ser estendido. O Inmet aponta para a possibilidade de tempestades nos três estados da região Sul do país.
O órgão divide os alertas em três níveis de severidade: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho).
O instituto alerta para chuvas de até 60 mm por hora e ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de quedas de galhos e árvores, alagamentos e de cortes de energia elétrica.
Os estados de Mato Grosso e Paraná devem ser os mais afetados. Um mapa do Inmet mostra a marca laranja que representa a área com previsão para temporais. Veja abaixo.
Ao todo, 1.650 municípios devem ser afetados pelas chuvas ainda nesta segunda. Além do alerta laranja, os estados de São Paulo, Pará, Amazonas e Acre estão sob aviso de “perigo potencial” para chuvas intensas, representado pela marca amarela no mapa.
O Inmet ainda instrui à população dessas regiões a não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres e postes de transmissão de energia.
Segundo a Climatempo, o Paraná deve ter de quatro a cinco frentes frias no estado neste mês de dezembro. As massas de ar polar trarão chuvas irregulares e fortes, mas com poucos dias de longos temporais.