Infestação de lagartas em pastagens gera prejuízo a pecuaristas de MT

infestacao de lagartas 3


Os criadores de gado em Mato Grosso enfrentam um novo desafio neste início de período chuvoso: a infestação de lagartas em pastagens. O problema, recorrente nesta época do ano, atingiu níveis alarmantes em 2024, obrigando pecuaristas a adotarem estratégias emergenciais para proteger o pasto e minimizar os prejuízos.

Até 300 lagartas por metro quadrado têm sido encontradas em pastagens de MT. (Imagens: Marcelo Souza/TVCA)

Fernando de Souza Machado, pecuarista em Cuiabá, possui uma propriedade de 8 mil hectares, dos quais 2,5 mil são dedicados à pastagem. 

Ele relata que as lagartas estão especialmente agressivas nas áreas de brotação nova, que se recuperavam de um incêndio em setembro.

“A hora que você chega lá, a lagarta comeu o que estava guardando pro gado”, desabafa Fernando. Para conter os ataques, ele precisou terceirizar o uso de drones para pulverização, elevando o custo de manejo de R$80 para R$200 por hectare.

Uso de drones para pulverização

Além do custo elevado, Fernando precisou improvisar em áreas onde a pulverização não foi possível. “Monto um lote grande de gado e dou uma pressão de pastejo naquela área específica. Prefiro colocar o capim na boca do gado do que na boca da lagarta”, explica.

Segundo Samuel Versiani, piloto de drones agrícolas, o controle químico tem efeito rápido. “A pulverização começa a ter impacto imediato e, em até 24 horas, podemos alcançar a eliminação total da praga. Mas, em 10 a 15 dias, pode haver reincidência, e trabalhamos para evitar esse segundo ciclo”, afirma.

Clima favorece infestação

infestacao de lagartas 2
Chuvas mais intensas podem ajudar a reduzir o número de lagartas. (Imagens: Marcelo Souza/TVCA)

Angelo Proni, engenheiro agrônomo que presta consultoria em mais de 50 propriedades no estado, destaca que as condições climáticas recentes contribuíram para o aumento da infestação.

“Com chuvas espaçadas e dias muito quentes, o surgimento de lagartas é favorecido. Hoje, encontramos até 200 ou 300 lagartas por metro quadrado em algumas áreas. Isso é muito acima do normal”, alerta.

A expectativa é que chuvas mais intensas e frequentes ajudem a reduzir o problema. 

Enquanto isso, a recomendação técnica é que os pecuaristas monitorem constantemente as pastagens e iniciem o controle químico ao identificar mais de 50 lagartas por metro quadrado.

  1. Semana começa com chuva forte em Mato Grosso

  2. Halo solar: fenômeno raro chama atenção no céu do Pantanal

  3. Ratos motoristas: pesquisa mostra potencial de aprendizado dos animais





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Pai, mãe e filho de 4 anos são executados por criminosos no RJ

Uma criança de quatro anos, o pai e a mãe foram mortos a tiros na…

Ucrânia diz que forças russas executaram cinco prisioneiros de guerra

O Comissário Parlamentar de Direitos Humanos da Ucrânia, Dmytro Lubinets, afirmou neste domingo (22) que…

Natal Luz de Gramado é cancelado por queda de avião na cidade

As festividades do Natal Luz de Gramado (RS) foram canceladas neste domingo (22) em respeito…